Publicidade

Receita de Acarajé Baiano para Sentir o Gostinho do Nordeste

Receita de Acarajé Baiano para Sentir o Gostinho do Nordeste
Publicidade

O acarajé baiano é um dos pratos mais tradicionais do Brasil. Consumido principalmente no Nordeste, mas vendido em todo o país, esse quitute traz consigo muita história. Sua origem data o período de escravidão, quando foi trazido por imigrantes africanos do Golfo do Benim, no ocidente.

O próprio nome da receita diz mais sobre seus primórdios. “Acarajé”, na língua africana iorubá, vem da junção de “akará”, que significa bola de fogo, e “jé”, palavra que designa bola de fogo. Ou seja, acarajé quer dizer “comer bola de fogo”.

Publicidade

Chegando no Brasil, o prato foi difundido no candomblé e passou a ser ofertado para a orixá Iansã. E, ao longo dos anos, começou a ser cada vez mais requisitado em zonas turísticas especialmente na Bahia, mas também em outras regiões do país, onde é tão apreciado quanto no estado.

A versão baiana dessa iguaria típica africana leva um bolinho de feijão-fradinho frito com azeite de dendê e recheado com vatapá e camarões. Claro que não podemos esquecer da pimenta, que depende do gosto pessoal de cada um. Tudo isso carregando uma história cultural brilhante e um sabor único e especial!

Publicidade

Se você ficou com vontade de experimentar o sabor dessa delícia nordestina na sua casa, não fique só com água na boca! O Guia da Cozinha apresenta essa receita de acarajé baiano que dá para preparar aí na sua cozinha. Confira os ingredientes e passo a passo do Acarajé Baiano:

Tempo: 1h30 (+12h de molho)
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: médio

Publicidade

Ingredientes Para o Acarajé Baiano

Acarajé baiano

1 kg de feijão-fradinho
3 cebolas grandes picadas
Sal a gosto
Azeite de dendê para fritar

Publicidade

Vatapá

2 vidros de leite de coco (400ml)
1/2 xícara (chá) de leite
100g de castanha de caju torrada
100g de amendoim torrado
2 colheres (sopa) de gengibre picado
2 pães amanhecidos picados
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
500g de camarão limpo
1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1 xícara (chá) de coentro picado
Sal a gosto

Modo de Preparo

Acarajé baiano

1. Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Esfregue os grãos de feijão entre as mãos para retirar a pele.

Publicidade

2. Bata o feijão no liquidificador junto com a cebola e sal até formar uma massa homogênea, se preciso adicione água para bater.

3. Em seguida, modele pequenas bolinhas com a massa, com a ajuda de 2 colheres grandes e frite, aos poucos, em azeite de dendê. Escorra em papel absorvente e reserve.

Vatapá

1. Para o vatapá, no liquidificador, bata o leite de coco, o leite, a castanha de caju, o amendoim, o gengibre e o pão até triturar bem. Reserve.

2. Depois, aqueça uma panela com o azeite de dendê e frite o alho e a cebola por 2 minutos. Adicione o camarão, a pimenta e o coentro e refogue por mais 3 minutos.

3. Junte o conteúdo batido do liquidificador, tempere com sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre até engrossar.

4. Abra os acarajés ao meio, recheie com uma porção do vatapá e sirva.

Publicidade

Deixe um comentário

error: