Publicidade

Como Fazer Arroz Soltinho: Veja Dicas para Não Errar no Preparo

Arroz Soltinho
Publicidade

Você tem dificuldade em Como Fazer Arroz Soltinho? Queima, deixa ele empapado ou não sabe qual a medida ideal? Fique tranquilo porque nós te ensinamos a como fazer arroz soltinho perfeito!

Ingrediente essencial na mesa do brasileiro, o arroz é um alimento que pode dar um pouco de trabalho no início, mas depois que você pega o jeito, fica difícil não acertar no preparo. 

Publicidade

Por isso, se você está começando a cozinhar agora, continue a leitura! Com poucos passos e algumas dicas, você será capaz de preparar uma receita perfeita em pouco tempo! Confira

Qual arroz escolher?

Primeiro opte por uma marca de qualidade, que seja do tipo 1. Outra escolha importante diz respeito ao tipo: o arroz com grãos longos (chamado de agulhinha) é a melhor opção, pois fica com um melhor resultado após cozido.

Publicidade

Confira também se não há muitos grãos quebradiços no pacote, já que eles se desmancham no cozimento e deixam o arroz empapado. 

Outra dica importante é optar por um arroz de tom perolado, mais soltinho do que os brancos.

Publicidade

Lavar ou não o arroz?

O objetivo da lavagem do arroz é tirar o pó ou impureza que gruda na superfície do grão. No entanto, muitas marcas não necessitam passar por este processo. Por isso confira sempre na embalagem quando for comprar.

Publicidade

Ainda assim vale lembrar que a água retira o excesso de amido, que age como espessante durante o cozimento, além de iniciar a hidratação do grão. Por sua vez, a cocção do amido é um processo de absorção de líquido, então lavar o arroz pode dar aquela ajudinha e acelerar o cozimento do grão.

Qual é a medida ideal?

A proporção é sempre duas porções de água para cada uma de arroz. Assim, se você fizer 1 copo ou 1 xícara (chá) de arroz cru, precisará do dobro de água para cozinhá-lo.

Publicidade

É importante alertar, porém, que haverá perda de água durante o cozimento, então é melhor sempre ter um pouco de água aquecida ao lado da panela caso o arroz seque e ainda não esteja cozido.

Qual panela?

Durante o cozimento, o arroz tende a aumentar cerca de 50% do seu volume. Por isso, é importante escolher uma panela que comporte esta quantidade. E tome cuidado com as panelas de fundo grosso, que por segurarem mais o calor, tendem a prolongar o cozimento, o que pode queimar a receita.

Água quente

Sempre cozinhe o arroz em água quente. Quando estiver deixando o arroz escorrer, coloque a quantidade de água que vai precisar para ferver. E se precisar acrescentar água durante o cozimento, nunca use água fria, pois é preciso manter a temperatura constante do início ao fim do cozimento.

Temperando o arroz

Esse é um alimento que permite que você use sua criatividade de maneira abundante. O preparo pode ser feito de acordo ao seu gosto, com temperos que você costuma usar ou até um que você queira experimentar. 

Mas por se tratar do básico arroz soltinho do dia-a-dia usar cebola, alho e sal sempre vai bem e deixa o seu arroz com gostinho de quero mais. 

Truques essenciais para fazer arroz

Xiii, queimou!

Mergulhe imediatamente a panela quente em um recipiente com água fria. O cheiro de queimado desaparece em alguns minutos. Depois, coloque o arroz (sem raspar o fundo) em outro recipiente. Dessa forma dá para salvar os grãos que não foram queimados. 

Empapou, e agora?

Nem tudo está perdido. Para separar os grãos, escorra o arroz, passe-o por água fervente e junte um pouco de manteiga ou azeite. Leve-o ao forno quente, coberto, até a hora de servir.

Quero o arroz branquinho e soltinho

Se você quer um arroz bem soltinho e branco, junte à água do cozimento algumas gotas de suco de limão. Outra dica é usar fogo médio para não prejudicar o cozimento.

O truque final

Quando o arroz estiver cozido, faça um buraco no centro com um garfo. Em seguida, coloque uma colher (sopa) de vinagre no local, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos.

Veja também

Pavê de Frutas para Se Deliciar no Natal Com a Família

Rocambole de Carne Moída Para se Deliciar no Almoço em Família

Suspiro Caseiro Fácil Que Derrete na Boca

Patê de Atum Caseiro: a Receita Perfeita para Servir Com Petiscos

Feijão Gordo do Tio Guga Muito Fácil e Gostoso

Publicidade

Deixe um comentário

error: