Publicidade

Lixo de Cozinha Com Cheiro Ruim? Veja os Ingredientes Caseiros Para Resolver o Problema!

Lixo de Cozinha Com Cheiro Ruim? Veja os Ingredientes Caseiros Para Resolver o Problema!
Publicidade

Infelizmente, o lixo de cozinha fica fedendo com facilidade. É lá onde colocamos restos de comida que não servem nem para fazer receitas reaproveitando as sobras ou usando as cascas das frutas. Em pouco tempo, esses alimentos descartados apodrecem e deixam um odor que ninguém aguenta. O pior é que não importa quantas vezes esvazie a lixeira, ele sempre parece cheirar mau, não é? Calma que tem solução! O ReceitasSemSegredos ensina para você 3 métodos caseiros com ingredientes da própria cozinha para eliminar esse problema. Veja como!

Lixo de cozinha com cheiro ruim nunca mais usando truques simples com ingredientes caseiros

Por que a lata de lixo da cozinha fede mesmo vazio?

Alimentos já são bastante perecíveis e ingredientes que têm cheiro forte e estragam mais rápido são os principais culpados do mau cheiro no lixo da cozinha. Estamos falando de alho, carne, leite, ovo, para citar alguns. O que acontece é que as bactérias fazem a festa e começam a se alimentar das comidas na lixeira.

Publicidade

Como resultado, elas liberam substâncias como o sulfeto de hidrogênio, conhecido pelo cheiro de ovo podre, e o ácido butírico, que tem odor de manteiga rançosa. Se estiver em um ambiente fechado, quente e sob a luz direta do sol, esse processo é acelerado. Caso fique por tempo demais, moscas começam a ser atraídas e vermes deixam seus ovos. Por isso é importante cuidar da sua lixeira de cozinha. Só que mesmo após eliminar a fonte do mau cheiro, essas substâncias ficam impregnadas na lixeira fechada.

Qual a frequência ideal para esvaziar o lixo de cozinha?

Quanto mais rápido tirar os restos de comida e as embalagens de dentro da lixeira, menos tempo terão para liberar o odor desagradável na sua cozinha. Por isso, o ideal é esvaziar o lixo de cozinha todos os dias. Caso faça pratos com muitos ingredientes particularmente fedidos, o mais recomendado é levar o lixo para fora de casa logo após o preparo da refeição. O mesmo vale em dias quentes que deixam a lixeira mais fedida. Além disso, é recomendado higienizar a lixeira pelo menos uma vez por semana.

Publicidade

Como tirar o cheiro ruim da lixeira da cozinha com bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é o rei da faxina e tem mil e uma utilidades na limpeza. Como o ingrediente é alcalino, ele é ótimo para anular o efeito dos odores ácidos e desagradáveis do seu lixo de cozinha. Para funcionar, não economize. Coloque uma boa quantidade do bicarbonato de sódio no fundo da lixeira até cobrir a superfície inteira. O pó vai absorver o odor aos poucos. Não esqueça de trocar o bicarbonato semanalmente para jogar fora o produto contaminado e renovar o poder de limpeza do ingrediente.

Como tirar o cheiro ruim da lixeira da cozinha com limão?

Os benefícios do limão vão além das receitas culinárias. A fruta cítrica é ótima para a limpeza porque seus ácidos eliminam bactérias e, de quebra, ainda deixam um cheiro ambiente agradável. Não é à toa que muitos produtos de limpeza prontos possuem um cheiro cítrico. O truque aqui é cortar a fruta em duas partes. Passe o interior do limão nas paredes internas da lixeira vazia e deixe descansar por um tempo para eliminar o odor. Depois passe um pano para limpar os resquícios e pode voltar a usar o lixo.

Publicidade

Como tirar o cheiro ruim da lixeira da cozinha com vinagre?

O vinagre pode deixar sua batata frita mais crocante e sua cozinha mais limpa. Assim como o limão, a acidez do vinagre anula efeitos das bactérias que ainda persistem dentro da lixeira de cozinha. Além disso, o vinagre é ótimo para matar larvas e vermes que tiverem se instalado por lá. Para tirar o mau cheiro da lixeira da cozinha, borrife o vinagre nas laterais, use um pano velho para esfregar bem e lave com água morna. Se não quiser ter trabalho, a dica é encharcar um pedaço de pão velho no vinagre e depositar no fundo da lixeira. Troque diariamente juntamente com o lixo.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

error: