Publicidade

6 Dicas para Tirar o Cheiro de Gordura da Cozinha

6 Dicas para Tirar o Cheiro de Gordura da Cozinha
Publicidade

Apesar de cozinhar ser uma atividade satisfatória para muitos, o cheiro de gordura pode ficar na cozinha por mais tempo que o desejado depois de uma boa fritura.

Além de permanecer no ambiente, o odor oleoso também impregna roupas, móveis e até mesmo no cabelo. Então, se você está precisando de dicas para lidar com o problema, o ReceitasSemSegredos veio para te ajudar.

Publicidade

Selecionamos os melhores truques caseiros e métodos simples para tirar o cheiro de gordura da cozinha. Veja a seguir:

Cravo-da-índia

A primeira mistura caseira que vem à mente na hora de eliminar odores desagradáveis da cozinha envolve o potente cravo-da-índia. E o melhor é que colocar essa dica em prática é muito simples. Você só vai precisar de uma colher (de sopa) do ingrediente e água.

Publicidade

Basta levar os cravos com água para ferver em uma panela. Após a fervura, desligue e deixe a panela aberta para ver a mágica acontecer. É possível fazer esse processo até enquanto você estiver usando a cozinha para fritura, ok?

Ervas

Você também pode usar o poder de ervas como hortelã, alecrim, canela e manjericão para acabar com o mau cheiro da sua cozinha. O passo a passo é igual ao anterior: ferva a erva da sua preferência em água e deixe o vapor eliminar o odor gorduroso do ambiente.

Publicidade

Desengordurante ou misturinhas

A cozinha ficou com mau cheiro devido à fritura, não é? Então é essencial limpar o local que ficou sujo (fogão) e depois o chão engordurado. Assim, comece usando detergente neutro e desengordurantes próprios para fogões ou uma misturinha de vinagre branco e bicarbonato de sódio.

Publicidade

Para o chão, você pode optar pelo clássico desengordurante ou receitinhas caseiras. Indicamos misturar 10 ml de detergente neutro, 1 litro de água morna, 10 ml de álcool, aplicar sobre o chão e deixar agir sem esfregar. Depois é só passar um pano macio para remover a gordura.

Farinha de trigo

Se o que suja a casa é a fritura, você pode dar um jeito nela. Não precisa abandonar nada, ok? Você só vai precisar colocar uma colher (de sopa) de farinha de trigo no óleo quente que for usar para fritar e misturar bem. Uma camada dourada vai se formar aos poucos no fundo e diminuir os respingos.

Publicidade

Vento natural

Essa é mais uma dica que truque. Se sua casa estiver toda fechada, o cheiro forte de óleo vai permanecer aí por mais tempo. Então tente manter tudo ventilando enquanto estiver usando a cozinha para frituras e depois também. Deixe as portas e janelas abertas e, se possível, use um ventilador perto, mas tomando sempre cuidado para que ele não apague o fogo.

Depurador

Porém se você não aguenta mais fritar e sentir cheiro de gordura, talvez esteja na hora de pensar em investir em um depurador. Trata-se de um eletrodoméstico capaz de filtrar os odores expelidos pela sua cozinha. Ou seja, o aparelho vai pegar toda a gordura, filtrar e jogá-la limpa de volta para o mesmo ambiente. Você só deve ligar o depurador pelo menos 5 minutos antes de cozinhar e deixá-lo ligado por mais 15. Pois é, muito útil, né?

Publicidade
error: