Publicidade

6 Dicas para Congelar Alimentos de Todos os Tipos e Economizar Tempo na Cozinha

6 Dicas para Congelar Alimentos de Todos os Tipos e Economizar Tempo na Cozinha
Publicidade

Conhecer algumas dicas para congelar alimentos pode te ajudar no dia a dia, afinal de contas, não tem coisa melhor do que abrir o congelador e encontrar ingredientes pré-preparados, prontinhos para serem incluídos em suas receitas, não é mesmo? Um frango desfiado e temperado, carne moída, frios já picadinhos, legumes cozidos… Basta juntar o restante dos ingredientes e terminar a receita, agilizando assim sua vida e economizando tempo!

Pensando nisso, o ReceitasSemSegredos selecionou 6 dicas infalíveis para te ajudar a congelar alimentos de todos os tipos e economizar tempo na cozinha. Assim, na hora que você precisar preparar algum prato, já vai ter todos os ingredientes em mãos! Fica tudo bem mais fácil, né? Então confira nossos truques para congelar alimentos a seguir:

Publicidade

1. Bacon, linguiças, salsicha, presunto, peito de peru e queijos!

Você pode picar cada um desses ingredientes em cubos, ralar ou cortá-los da maneira que preferir e congelar em sacos plásticos (lembre-se de sempre retirar o ar de dentro) ou potes tampados.

2. Arroz e feijão

Você pode congelar por até três meses o arroz já cozido, em potes tampados ou sacos plásticos sem o ar. Não adicione muito sal, porque o tempero se acentua durante o congelamento. Deixe descongelar totalmente na geladeira e leve ao fogo para aquecer, acrescentando mais temperos ou ingredientes de sua preferência. O mesmo vale para o feijão e outras leguminosas, como a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico.

Publicidade

3. Congelar molho vermelho

O molho vermelho refogado e temperado pode ser levado ao congelador em potes ou saquinhos plásticos e aquecido após descongelado. Uma boa dica é colocar o molho já pronto em forminhas de gelo e ir usando conforme suas necessidades.

4. Carne moída temperada

Refogue a carne moída com os temperos que preferir, como azeite, cebola, alho, cheiro-verde, tomate, entre outros, e espere esfriar. Coloque em potes plásticos e leve ao congelador por até 2 meses. Depois, basta deixar descongelar e utilizar em pratos.

Publicidade

5. Massa para tortas ou pizzas

Basta pré-assar a massa pronta, levando ao forno até ficar firme, mas sem deixar dourar. Depois de fria, cubra com filme plástico e congele por até 3 meses. Quando for utilizar a massa, é só voltar ao forno com os ingredientes do recheio e deixar dourar.

Publicidade

6. Legumes cozidos ou refogados

As verduras e legumes devem ser cozidos al dente e com pouco sal ou tempero. Depois de cozinhar ou refogar, escorra, coloque em potes com tampa e leve ao congelador por até 3 meses. Basta deixar na geladeira para descongelar e usar na receita que quiser. Só evite congelar a batata, que pode perder sua consistência original.

Publicidade

Deixe um comentário

error: