Publicidade

Confira Aqui Como Fazer o Manjar de Coco Perfeito

Confira Aqui Como Fazer o Manjar de Coco Perfeito
Publicidade

Digno dos deuses, o manjar de coco perfeito não precisa ser um bicho de 7 cabeças! Afinal, essa receita tradicionalíssima é tão deliciosa que não pode, de jeito nenhum, ficar fora do cardápio da Ceia. Com uma base cremosa e branquinha como leite adornada por uma calda de ameixa de dar água na boca, aprenda, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre essa sobremesa!

A história do manjar de coco

Porém, antes de detalharmos o modo de preparo, surge a pergunta: você conhece a origem do manjar? Bem, a história é um pouco incerta. Há quem defenda que a receita existe desde a Idade Média e que suas raízes seriam árabes, devido à presença de leite de amêndoas entre os ingredientes originais.

Publicidade

Por outro lado, uma coisa é fato: a popularidade do prato provém da Península Ibérica e chegou ao Brasil com a corte portuguesa. Assim, relembrando um pouquinho de história, é possível supor que povos árabes teriam levado a receita até a Espanha e Portugal durante seu longo domínio sobre essas regiões!

Ainda no panorama histórico da receita, outro detalhe chama a atenção: inicialmente, o manjar branco não era de coco, mas salgado! Sim, até chegar ao Brasil, o peito de frango era quem garantia a cor branca e fazia com que o prato fosse muito valorizado na Europa. Além disso, durante a quaresma, por exemplo, o prato era tão importante aos devotos católicos portugueses que continuava fazendo parte do cardápio, mas com peixes como substituição à carne de frango.

Publicidade

Mas, então, como surge o manjar de coco? A resposta é simples: a magia do Brasil! Vindo com a corte portuguesa, a receita sofreu alterações com a influência da cultura africana. Para tornar o manjar mais coerente à realidade do novo continente, o leite de amêndoas foi substituído pelo leite de coco e, aos poucos, o sal deixa a receita, ao passo que os diferentes tipos de caldas são apresentadas!

Finalmente, chegamos aos dias atuais, em que a receita é digna de uma sobremesa memorável! Por isso, aprenda, a seguir, a receita definitiva e reúna a família ao redor da mesa para aproveitar essa delícia:

Publicidade

Receita do manjar de coco

Tempo: 40min (+4h de geladeira)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: média

Publicidade

Ingredientes

5 colheres (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
50g de coco fresco ou seco ralado
2 vidros de leite de coco (400ml)

Calda

200g de ameixas secas sem caroço
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pau de canela
2 cravos-da-índia

Publicidade

Modo de Preparo

1. Dissolva a maisena no leite em uma panela e misture o restante dos ingredientes.

2. Depois, leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.

3. Despeje em uma fôrma de buraco no meio com 22 cm de diâmetro untada com água e deixe esfriar.

4. Assim, leve à geladeira por 4 horas ou até firmar.

5. Deixe a ameixa de molho na água por 30 minutos.

6. Em seguida, acrescente o açúcar e mexa até dissolver.

7. Em uma panela, leve ao fogo com a canela e os cravos e deixe cozinhar em fogo baixo mexendo de vez em quando até a ameixa amaciar.

8. Por fim, deixe esfriar, desenforme o manjar, cubra com a calda e sirva.

Publicidade

Deixe um comentário

error: