O que pratos com molho branco têm em comum, além da atratividade, são as centenas de calorias. Que podem ser eliminadas com meu molho branco light, que é sem lactose e sem glúten.
Feito com creme de leite, o molho branco tradicional resulta ser caracteristicamente gorduroso. E também contém, é claro, lactose. Sem falar na presença da farinha de trigo, usada para encorpar o preparo.
E o que encontramos nos derivados do trigo? Sim, o glúten. Foi de olho nestes elementos que se começou a buscar alternativas à sua presença nas receitas. Desta pesquisa, todos nos beneficiamos.
Afinal, que bela troca vantajosa foi substituir o laticínio e a farinha por inhame. Isso foi possível porque o amido presente no inhame engrossa o creme feito com ele.
Assim, saem calorias vazias. E ficam garantidas a cremosidade e os nutrientes do tubérculo. Bem como os benefícios deste alimento considerado medicinal.
A fama é que o inhame faz com que todas as impurezas do sangue saiam através da pele, dos rins e dos intestinos. Esse molho pode ser utilizado em todas as receitas que normalmente utiliza o molho branco. O limite é sua imaginação.
Depois de pronto, guarde o Molho Branco Light em recipiente com tampa na geladeira por até três dias. A receita a seguir rende três porções, com 169,7 Kcal cada.
Ingredientes Para o Molho Branco Light
- 1 xícara (chá) de inhame cozido
- 2 xícaras (chá) de inhame cru
- 200 ml de água
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Noz moscada ralada na hora a gosto
Modo de Preparo do Molho Branco Light
1. Bata o inhame cru com água, até formar um purê.
2. Passe em uma peneira para coletar o “leite” do inhame.
3. Retorne ao liquidificador e bata o leite do inhame com o inhame cozido.
4. Em uma panela, refogue o alho no azeite até dourar.
5. Junte o creme de inhame.
6. Tempere com sal, pimenta e a noz moscada.
7. Deixe ferver até ficar bem encorpado.
8. Utilize o Molho Branco Light em seguida ou deixe resfriar para guardar.