Publicidade

6 dicas sobre como fazer sobrar dinheiro no final do mês

6 dicas sobre como fazer sobrar dinheiro no final do mês
Publicidade

Chegar no fim do mês com as contas em dia é o sonho de milhares de brasileiros. Ainda que seja uma tarefa difícil, é possível pagar as contas e ainda sobrar dinheiro. Para isso, será preciso adotar algumas estratégias inteligentes e seguir um planejamento para que você consiga atingir seus objetivos financeiros.

Existem algumas armadilhas que, muitas vezes disfarçadas, acabam comprometendo o nosso orçamento mensal. Seja compras no crédito, uma promoção imperdível ou os juros altos, sempre aparece alguma coisa nova para se pagar quando não há uma organização.

Publicidade

Para fugir disso, trouxemos no artigo de hoje 6 dicas para que você possa economizar e passar o mês sem cair no vermelho. Confira a seguir!

1. Faça um planejamento financeiro

Coloque todas as contas no papel e identifique quais são as contas fixas (que você deverá pagar mensalmente) e quais são os custos variáveis que você tem no mês. É importante colocar no papel, também, compras parceladas e os gastos previstos para ter nesse período.

Publicidade

Assim, você poderá seguir o planejamento sempre visando gastar apenas com o que for necessário e indispensável para sua vida.

2. Tenha controle pessoal

É preciso ter disciplina para não ceder às tentações que nos bombardeiam todos os dias. Gastos em shoppings devem ser analisados minuciosamente, assim como compras em lojas virtuais.

Publicidade

Promoções e descontos podem ser ótimos motivos para você comprar um item, ainda mais se você estiver precisando. Mas é necessário sempre levar em conta o seu planejamento financeiro para não criar mais dívidas.

Publicidade

3. Negocie suas dívidas

O terceiro passo para fazer sobrar dinheiro é identificar quais são as dívidas negociáveis dentro do seu orçamento e partir para o acordo. A ideia é quitá-las o quanto antes. Ligue para as empresas e converse com os respectivos responsáveis, veja quais são as condições para você parcelar suas dívidas. Enquanto isso, é extremamente importante não realizar mais dívidas até que as atuais estejam devidamente quitadas.

4. Prefira comprar à vista (e dê um descanso para o cartão de crédito)

Evite as compras a longo prazo, com extensas parcelas. Isso só estenderá a sua dívida, comprometendo o seu orçamento mensal. O pagamento à vista é um método eficaz para não se acumular mais contas em um futuro não tão distante assim. E você ainda pode conseguir um bom desconto pagando à vista!

Publicidade

5. Mude alguns hábitos do dia a dia

Você costuma comer fora todo o dia? Já pensou em passar a cozinhar em casa e levar uma marmita para o trabalho? Ou reduzir o número de saídas no fim de semana? Pequenas mudanças como essas trarão uma economia considerável no fim do mês. Experimente!

6. Guarde uma pequena parte do seu salário

Assim que você receber o seu pagamento, separe uma parte e invista. Encare esse hábito como uma dívida que você deverá pagar antes de todas as contas. Esse hábito é essencial para a construção de sua independência financeira.

Publicidade

Deixe um comentário

error: