Publicidade

Entenda as diferenças entre economizar, poupar e investir

Entenda as diferenças entre economizar, poupar e investir
Publicidade

Economizar, poupar e investir são três práticas que podem ajudar você a alcançar a liberdade financeira. Esses conceitos estão relacionados à construção de um patrimônio, que começa na organização das finanças pessoais e na definição de objetivos.

Contudo, embora sejam fundamentais para a vida de qualquer pessoa, nem sempre os conceitos são aplicados. Por isso, vale a pena aprender mais sobre educação financeira para desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro.

Publicidade

Quer saber mais? Neste artigo você aprenderá como diferenciar cada um dos conceitos e a importância de aplicá-los na sua rotina. Continue a leitura!

O que significa economizar?

Economizar significa buscar formas de minimizar os gastos, adotando medidas mais estratégicas para o uso do dinheiro. Isso pode ser feito por meio da análise de despesas e de escolhas mais inteligentes, visando a redução do desperdício e usando os recursos financeiros com moderação.

Publicidade

Por exemplo, você pode reavaliar se todos os serviços contratados são realmente utilizados e se as contas de consumo estão dentro dos padrões. Logo, economizar exige identificar pontos em que os gastos estão acima do esperado e adotar as práticas necessárias para reduzi-los.

Muitas pessoas conhecem e entendem o conceito de economizar, mas não sabem como colocá-lo em prática. Nesse sentido, existem diversas práticas que podem ajudar, como:

Publicidade

É importante ressaltar que não existe uma fórmula exata para economizar. Cada pessoa deve estabelecer suas metas e objetivos financeiros para determinar qual é a melhor estratégia para alcançar os resultados esperados.

Publicidade

O que significa poupar?

O termo poupar, muitas vezes, é utilizado como sinônimo de economizar. Contudo, embora se complementem, eles são diferentes. Na prática, poupar significa guardar o dinheiro que você economiza.

Ou seja, depois que você economizar, cortando gastos desnecessários, é hora de poupar esse dinheiro. Ao poupar, você pode destinar o dinheiro para realizar suas metas e objetivos pessoais, planejando o futuro.

Publicidade

Entre os exemplos mais comuns de metas estão a aquisição de bens (veículos, imóveis etc.), fazer cursos, viajar etc. A partir do momento que você estabelece um propósito para o montante poupado, ficará mais fácil perceber a importância de guardar dinheiro mensalmente.

Para poupar, é preciso se planejar. Afinal, é interessante que a prática seja uma rotina. Então você não deve poupar só no mês que sobrar dinheiro, sem organização. O ideal é ter um montante mensal que será separado previamente e destinado à reserva.

Fazendo isso, você evita economizar dinheiro em relação a um gasto desnecessário, mas gastá-lo em outros itens que também não são prioridades. Por isso, quando você organizar seus gastos e analisar como é possível economizar, já defina quanto você deseja poupar por mês.

O que significa investir?

Por fim, o termo investir significa adotar práticas que visem multiplicar o seu dinheiro. Logo, para fazer o dinheiro poupado render, você deve fazer investimentos. Essa é uma prática útil para proteger o seu poder de compra e buscar formas de ter rendimentos complementares.

Lembre-se de que os efeitos da inflação afetam o valor do dinheiro ao longo do tempo. Então os investimentos ajudam a trazer proteção ao proporcionar oportunidades de ter rentabilidade. Nesse sentido, existem diversas alternativas.

A mais conhecida é a tradicional poupança. No entanto, ela tem uma rentabilidade bastante limitada. Portanto, é possível recorrer a outras alternativas que oferecem o mesmo nível de segurança, mas têm um potencial superior de retorno.

Entre os exemplos estão os títulos do Tesouro Direto e os certificados de depósito bancário (CDBs). Ainda, existem outras alternativas com menor liquidez, mais riscos e potenciais diferentes de rentabilidade que podem ser utilizadas dependendo do seu perfil e objetivos.

Como escolher o melhor investimento?

Para saber qual o melhor investimento para você, é necessário conhecer o seu perfil de investidor. Ele demonstra qual é o seu nível de tolerância aos riscos e à volatilidade do mercado. Por exemplo, quem prioriza segurança e, para isso, aceita rentabilidades menores, é conservador.

Já os moderados são aqueles que aceitam correr mais riscos, mas ainda prezam pela segurança. Por fim, o perfil arrojado aceita correr mais riscos em busca de maior rentabilidade. Independentemente do seu perfil, investir dinheiro é importante para construir o seu patrimônio.

Inclusive, ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso ter um capital elevado para começar a investir. Na verdade, basta ter um bom controle financeiro, objetivos claros e disciplina para fazer aportes frequentes em seus investimentos.

Qual a importância de economizar, poupar e investir?

Até aqui, você aprendeu os conceitos de economizar, poupar e investir, vendo como colocá-los em prática. Assim, é possível perceber por que eles são tão importantes para a saúde financeira e como todos se relacionam.

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre qual é o caminho ideal para lidar com esses conceitos, é bastante simples: primeiro, você precisa economizar. Depois, a partir da economia e controle das suas despesas, você poderá poupar, reservando um valor mensalmente.

Então é necessário investir os valores poupados, sempre considerando o seu perfil e os objetivos de cada aporte para tomar decisões mais acertadas. Nesse ponto, um cuidado central é iniciar com a reserva de emergência.

Ela consiste em um colchão financeiro que trará proteção diante de imprevistos. Para isso, o ideal é que tenha um valor equivalente a 6 meses de gastos. Com essa reserva, você poderá direcionar os demais recursos para outros investimentos, garantindo maior tranquilidade para o seu orçamento.

Como você pode ver, a relevância de economizar, poupar e investir está nas vantagens que esses hábitos trazem para a sua vida. Com eles, é possível ficar mais tranquilo, seguro e próspero, realizando seus sonhos com mais facilidade.

Agora que você já sabe a diferença entre economizar, poupar e investir, é hora de colocar esses conhecimentos em prática. Para isso, organize o seu orçamento e estude sobre educação financeira. Assim, você poderá se planejar para investir e conquistar diferentes objetivos.

Publicidade

Deixe um comentário

error: