Publicidade

6 dicas para usar o cartão de crédito com consciência

6 dicas para usar o cartão de crédito com consciência
Publicidade

Final de semana, festas, férias é sinônimo de comemoração para muitas pessoas, seja em festas familiares, reuniões com amigos ou confraternizações da empresa. Por isso, existem custos adicionais no orçamento decorrentes desse período.

Quando você está movido pelo clima de festividades, é comum que o risco de fazer compras por impulso aumente e, normalmente, elas são feitas com cartão de crédito. Dessa maneira, é fundamental saber utilizá-lo com consciência para evitar preocupações e endividamentos futuros.

Publicidade

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 6 dicas para usar o cartão de crédito com consciência no final de ano!

1. Tenha controle e organização financeira

Fazer um planejamento financeiro é de grande relevância para organizar as compras de final de ano. Como você viu, nessa época, é frequente que as pessoas comprem por impulso e gastem mais do que podem no cartão de crédito.

Publicidade

Muitas vezes, o descontrole acontece porque você não sabe como está o seu orçamento e nem a sua fatura do cartão. Para evitar que isso aconteça, separe um momento para se organizar. Por exemplo, crie uma planilha ou baixe um aplicativo no celular e registre todos os seus gastos.

Adquirir o hábito de anotar tudo permite saber como você está gastando o seu dinheiro e traz maior controle sobre as suas despesas. Dessa maneira, você também controlará melhor os gastos no cartão, entendendo se há margem para comprar novos produtos ou se é necessário evitar despesas.

Publicidade

O controle financeiro permite, ainda, que você saiba se a cobrança na fatura do cartão está correta ou se existem operações fraudulentas. É importante ficar atento nesse ponto, pois o final do ano pode aumentar o número de golpes financeiros.

Publicidade

2. Faça melhor uso do cartão de crédito

A escolha do cartão de crédito e de como você pretende usá-lo também pode fazer a diferença nas suas compras de final de ano. Isso porque existem diferentes instituições financeiras que disponibilizam a solução — e elas costumam oferecer benefícios variados.

Uma dica é procurar cartões de crédito que não cobrem anuidade ou ofereçam possibilidades de reduzir a cobrança. Dessa forma, você evita o pagamento de taxas. Além disso, é válido compreender quais são os juros e multas cobrados e em que situações eles incidem.

Publicidade

Outro cuidado essencial é reduzir a quantidade de cartões que você tem. Usar mais de um cartão pode incentivar compras e causar endividamento, pois o seu limite será maior e isso aumenta o risco de descontrole.

Com organização financeira, você poderá escolher um cartão mais adequado às suas necessidades. Em muitos casos, é possível até aproveitar vantagens, como descontos e cashback. Assim, você aprenderá a fazer o uso consciente do seu cartão.

3. Estabeleça um limite de gastos

Para não se exceder nas compras de final de ano é sempre importante avaliar o seu saldo disponível e definir um teto de gastos. Por isso, antes de comprar seus presentes, observe o orçamento e planeje como você deseja direcioná-lo.

O ideal é fazer uma lista com o que você pretende adquirir e estabelecer um valor para cada item. Essa é uma forma de manter os custos dentro do seu orçamento, evitando se endividar ou acumular muitas parcelas.

Caso contrário, você correrá o risco de ficar sem limite no cartão ou sem dinheiro para pagar o total da fatura. Então faça esse acompanhamento antes de cada nova compra para não ter problemas financeiros e arrependimentos futuros.

4. Tenha cuidado com compras por impulso

Vale a pena ter cuidado para não fazer compras por impulso ao se deparar com as ofertas do final de ano. Nessa época, as lojas costumam investir muito em publicidade e campanhas para aumentar as vendas.

Porém, você já aprendeu que ter um planejamento é sempre a melhor maneira de evitar gastos acima do orçamento, certo? Então busque realizar suas compras de maneira consciente e intencional, focando na lista feita anteriormente.

Antes de comprar um presente, por exemplo, pense com racionalidade e equilíbrio, considerando o número de pessoas que você deseja presentear. Assim, fica mais fácil não se deixar levar por ofertas que não combinem com sua realidade financeira.

Outra dica é pesquisar as opções do mercado antes da compra e considerar o custo-benefício. Com esse planejamento e controle dos impulsos, você ficará menos suscetível às compras de última hora e terá mais equilíbrio em suas despesas.

5. Evite parcelamentos

A animação do final do ano pode levar você a fazer compras que comprometam o orçamento futuro, sem analisar se essa é uma boa decisão. Nesse cenário, uma prática relevante é evitar parcelamentos. Foque nas compras à vista para começar o ano com a sua renda mais livre.

Inclusive, essa prática pode gerar descontos atrativos. Assim, embora a compra de itens de maior valor costume exigir o parcelamento, entenda essa prática como uma exceção. Isso prevenirá o acúmulo de parcelas, que podem resultar em valores expressivos na fatura.

6. Fique atento aos juros rotativos

Você já ouviu falar nos juros rotativos do cartão de crédito? Eles são cobrados quando você não paga a fatura ou faz apenas o pagamento mínimo dela. Essa modalidade de juros é uma das mais altas do país. Logo, pode ampliar as dívidas e trazer dificuldades financeiras.

Isso porque o débito se multiplica de maneira rápida, pois são acrescidos juros sobre juros mensalmente à dívida. Assim, quando você perceber, já estará endividado e perderá o controle dos gastos no cartão de crédito.

Portanto, o ideal é fazer apenas as compras que você tem certeza de que conseguirá pagar. Então tenha muita consciência do seu limite e sempre pague a fatura completa. Dessa maneira, a cobrança de juros não impactará o seu planejamento financeiro.

Agora você sabe quais são as 6 dicas para usar o seu cartão de crédito com consciência no final de ano. Como foi possível ver, com planejamento e organização, é possível fazer melhor uso do seu cartão e evitar problemas financeiros. Aproveite essas informações e boas festas!

Publicidade

Deixe um comentário

error: