Publicidade

9 Dicas para economizar dinheiro

9 Dicas para economizar dinheiro
Publicidade

A verdade é que não existe segredo para economizar dinheiro. Você vai ver que, com algumas dicas simples, isso pode ser incorporado no seu dia a dia sem problemas. Confira! 

Conheça seus ganhos e gastos

Antes de tudo, para quem quer economizar, é fundamental saber exatamente o quanto entra e o quanto sai do seu bolso. Ao registrar todas as suas movimentações financeiras diariamente, você terá uma visão mais completa da sua situação e poderá conhecer melhor quais são os seus principais gastos e quanto você ganha.

Publicidade

Por mais que você seja uma pessoa econômica, se você não anota as despesas que tem é bem provável que esteja gastando além da conta sem saber. Isso porque não temos o costume de prestar atenção aos pequenos gastos do dia a dia. Em geral, temos alguma noção do quanto gastamos com as despesas maiores, como aluguel e contas, mas não mantemos nenhum controle sobre as despesas menores.

Assim, aquelas pequenas compras, como um salgado, um almoço ou até uma viagem por aplicativo de transporte, que parecem não fazer falta, quando somados e acumulados ao longo do mês resultam em R$ 50 ou R$ 100. É uma quantia que faz falta, não é mesmo?

Publicidade

Por isso, registrar todas as suas despesas é uma atitude para te ajudar a se conhecer e não perder o controle. 

Corte algumas despesas 

Em seguida, é hora de definir algumas prioridades. Procure cortar os gastos com coisas dispensáveis e reveja os seus hábitos de consumo. Será que você precisa mesmo comprar uma roupa nova todos os meses?

Publicidade

Essa prática fará com que você perceba uma grande diferença no seu orçamento. Normalmente, não percebemos o quão mal gastamos o nosso dinheiro em pequenas compras, mas isso pode mudar. Depois de registrar e conhecer todos os seus gastos, é hora de ver onde é necessário e possível fazer cortes de despesas. Com o que você costuma gastar mais? Por exemplo, com lazer, alimentação, transporte ou roupas?

Publicidade

Faça uma boa análise e encontre os excessos que podem ser eliminados. Depois, tente adotar pequenas mudanças, como evitar pedir muito delivery ou ir várias vezes ao shopping. 

Crie metas para economizar dinheiro

Conseguiu cortar todos os gastos desnecessários? Então agora é o momento de estabelecer suas metas financeiras. E não precisa ser nada absurdo, pense desde pequenas coisas até seus sonhos e as conquistas que você gostaria de realizar.

Publicidade

Feito isso, defina quanto você pretende guardar por mês. No começo da sua jornada, se você conseguir guardar 10% do seu salário já é uma grande conquista. Com o tempo e a melhoria das suas condições financeiras você pode ir aumentando os valores mês a mês.

Porém, é importante ter comprometimento com o planejamento. Para tornar isso mais fácil, separe esse valor a ser guardado antes de pagar as contas. 

Esqueça o cartão de crédito

Para muitos brasileiros, o cartão de crédito é um dos grandes vilões do orçamento. A falta de controle e também de conhecimento sobre esse meio de pagamento, acaba levando as pessoas ao endividamento, graças também aos altos juros do cartão.

Sendo assim, lembre-se: o cartão de crédito na verdade é uma espécie de empréstimo, não uma renda extra. Para se acostumar um pouco com o peso dos gastos, tente pagar tudo que for comprar à vista e tenha o cartão apenas como uma forma de pagamento, não uma despesa. 

Faça listas de compras

Com toda a certeza, definir as compras é importante. Sair de casa com uma listinha de compras para o supermercado funciona muito para se comprar somente o que é necessário.

Para isso, anote tudo que está faltando em casa e foque apenas nos produtos marcados na lista para não acabar fazendo compras desnecessárias. Comparar os preços também ajuda muito a economizar dinheiro.

Outra dica importante é evitar ir às compras com fome. Isso é um perigo, porque a fome pode fazer com que optemos por comprar produtos que não estamos precisando. 

Dê adeus aos gastos por impulso

As compras por impulso costumam ser letais para a sua saúde financeira. Antes de mais nada, o recomendado é evitar lugares que incentivem o consumo, como os shoppings centers.

Outra dica é esperar 30 dias para decidir se deve ou não fazer uma determinada compra. Muitas vezes, depois desse tempo, você verá que o desejo de comprar também passou e você vai ter guardado algum dinheiro simplesmente por ter esperado. Desse modo, mesmo que você tenha certeza sobre uma compra, espere um tempinho.

Para deixar ainda mais fácil, sempre que pegar um item, tente parar por 10 segundos e se perguntar por que você está comprando e se você realmente precisa disso. Se você não conseguir encontrar uma boa resposta, deixe o item onde ele estava. Com o tempo, isso vai te impedir de fazer compras por impulso e pode se tornar um hábito regular. 

Leve marmitas para o trabalho

Você almoça fora todo dia quando vai para o trabalho? Já parou pra pensar o quanto você gasta com essa refeição diária fora de casa? Dá para economizar dinheiro com isso, levando marmitas. Com o valor de um almoço fora você compra ingredientes para uma semana inteira de marmitas.

Uma dica legal é se organizar no sábado ou domingo para deixar as porções preparadas para toda a semana.

Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência deve ser uma prioridade para poupar dinheiro. Afinal, no caso de um imprevisto, ter uma reserva como essa pode facilitar e tranquilizar muito.

Essa reserva deve ter o equivalente aos seus gastos durante 3 meses, aproximadamente. Quanto maior for esse valor, mais tempo de estabilidade financeira você tem em casos de emergência.

Conscientize a família 

Por fim, traga a questão da economia para o diálogo familiar. Tente explicar a todos sobre as metas financeiras e a importância de guardar dinheiro. Se todos participarem, mais fácil e melhor será essa economia.

Como você viu, definitivamente é possível economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco. Agora é com você! Anote todas as nossas dicas e vá cada vez mais longe em seus objetivos. 

Publicidade

Deixe um comentário

error: