Publicidade

Pensando na Ceia? Veja Dicas para Inovar Com os Pratos Que Estarão à Mesa Neste Final de Ano

Pensando na Ceia? Veja Dicas para Novar Com os Pratos Que Estarão à Mesa Neste Ano
Publicidade

Você piscou e o Natal passou! Por isso, é comum que diversas famílias já estejam se planejando para a Ceia de fim de ano. Mas se você quer inovar com os pratos que estarão à mesa neste ano, que tal conferir opções de entrada, acompanhamentos, prato principal e sobremesa?

Por mais que essas opções possam ser confundidas durante a refeição, cada uma tem uma particularidade a contribuir com a refeição, de modo a tornar o momento natalino ou alegria de Réveillon ainda mais saborosa. E para te ajudar, convidamos o chef de cozinha Fernando Santos que fez indicações para quem quer tornar esse momento ainda mais gostoso. Confira aqui!

Publicidade

Entradas para ceia de natal

Estamos acostumados a ver em filmes Ceias de Natal de um clima tipicamente temperado, como o estadunidense e canadense. E é por isso que as ceias brasileiras merecem uma adaptação para que as comidas não se tornem pesadas. Afinal, é normal que durantes as festividades faça bastante calor por conta do verão.

Publicidade

O ideal é priorizar coisas frescas e refrescantes. “Apostar em legumes, verduras e ervas são uma boa opção para a típica ceia brasileira, e isso acaba por incluir os vegetarianos e veganos também”.

Acompanhamentos

E os acompanhamentos não fogem dessa regra. Fáceis, eles podem dar uma nova característica para a Ceia. O arroz com passas, por exemplo, talvez seja o mais famoso e também mais polêmico desta lista. A farofa é também um dos pontos altos e é uma opção que não pode faltar na mesa.  

Publicidade

Para não deixar a ceia tão pesada, algumas opções são válidas.“A ideia é pegar leve nos acompanhamentos, como farofa, arroz especial, lentilha e cuscuz. Até no molho da carne, preferir um molho com suco de frutas ou vinho e não exagerar na manteiga ou óleo nesses molhos”, explica o chef.

Publicidade

Pratos principais

Os pratos principais do Natal e do Ano-Novo são, geralmente, os mais aguardados. As carnes que marcam as ceias devem ser temperadas com antecedência. “Fazer o seu assado com o seu próprio tempero, por exemplo, é possível com uma boa organização. Não deixar as coisas para a última hora e fazer tudo com muito carinho é o caminho”, recomenda o chef Fernando Santos.

Já no caso dos vegetarianos, Fernando indica outra receita.“O que fica muito bom e combina muito bem em ceias de fim de ano para vegetarianos é um quibe de soja assado recheado com cream cheese ou queijos”.

Publicidade

Bebidas ideais para a ceia de natal 

Outra parte que merece destaque na ceia é a bebida, isso porque ela faz toda a diferença e pode realçar o sabor dos seus pratos. Fernando aconselha: “para quem vai de bebida alcoólica, minha sugestão é um espumante ou vinho branco que são ideais em baixas temperaturas, além das maravilhosas caipirinhas, que unem gelo, frutas da época e vodka ou cachaça”.

Lembre-se também de investir em opções sem álcool para a Ceia de fim de ano. “Para quem preferir bebidas sem álcool, os sucos de frutas ou mesmo água saborizada, com laranja e hortelã são bem refrescantes e possibilita bastante requinte à mesa”, revela o chef de cozinha.

Dicas para uma ceia de fim de ano rápida

Quer evitar demora no preparo justamente nos dias que antecedem o Natal e Ano Novo? Para isso, algumas dicas podem facilitar o processo de produção e armazenamento. “No dia anterior, tempere a sua carne (prato principal) e deixe marinar”, revela o chef de cozinha.

Enquanto a carne assar no dia seguinte, faça os acompanhamentos, como o arroz, as saladas e as sobremesas. “Se não tiver tempo para a sobremesa, uma salada de frutas é rápida, prática e é possível produzir com as frutas disponíveis em casa (maçã, banana, laranja, abacaxi, uva, morango…)”, encerra Fernando. 

Hora da sobremesa

Há sempre aqueles que investem em uma decoração bem elaborada e que não deixam de presentear os mais próximos. Os doces podem ser uma ótima opção de presente para os familiares, amigos ou colegas de trabalho. E o fato de “fazer você mesmo” pode gerar alguma economia no bolso, já que no início do ano temos tantos outros gastos.

A lista de doces que as famílias brasileiras apreciam na Ceia de Natal é enorme. Do panetone ao pavê, veja abaixo quais são as opções mais tradicionais:

Pavê;
Bolos recheados;
Pudim de leite condensado;
Rabanada;
Mousses;
Biscoitos Natalinos;
Cheesecake de frutas vermelhas;
Panetones e Chocotones.

A arte da confeitaria não é para qualquer um. Mas para fazer um doce de Natal para família, as pessoas sempre se arriscam na cozinha. Você pode começar com uma sobremesa mais simples, como o mousse de maracujá, que leva basicamente três ingredientes (creme de leite, leite condensado e suco de maracujá). Ou quem sabe biscoitos em formatos especiais para o Natal.

Publicidade

Deixe um comentário

error: