Publicidade

Aprenda Em 5 Passos Como Fazer o Chantilly Perfeito

Aprenda Em 5 Passos Como Fazer o Chantilly Perfeito
Publicidade

Aprenda como fazer chantilly digno de chef e deixe suas receitas doces ainda melhores! Afinal, se você aí curte uma boa sobremesa, certamente um chantilly supercremoso não pode faltar, não é mesmo?! Entretanto, hoje em dia você encontra várias misturas prontas no mercado, mas essas não chegam aos pés de uma boa receita caseira!

Claro que elas facilitam a vida, mas se você é um cozinheiro raiz, sabe que não tem nada melhor do que fazer a própria receita do zero. Assim, surge uma novo desafio: para algumas pessoas, acertar no ponto do chantilly pode ser complicado — e é justamente nessas horas que a gente apela para a mistura pronta, né?!

Publicidade

Existem algumas regras de como fazer o chantilly sem erro, daqueles perfeitos dignos de chef! Logo, se você está começando a se aventurar na cozinha ou quer aprender como fazer essa delícia, o Guia da Cozinha vai te ensinar a fazer essa receita sem muitos segredos! Seguindo esses passos, o resultado é certeiro. Então, partiu aprender como fazer chatilly?

1) Os ingredientes para o chantilly perfeito

Essa é uma etapa muito importante, cuidado para não se perder na lista de ingredientes: açúcar e creme de leite. Só! É isso mesmo, esses são os ingredientes-base para você fazer seu chantilly! Brincadeiras a parte, só preste atenção no tipo de creme de leite que você vai utilizar, ele precisa ser daquele fresco ou pasteurizado. Se preferir, você também pode utilizar a nata no lugar, que também funcionará!

Publicidade

2) Temperatura no processo

Para que tudo dê certo no processo, é muito importante que o creme de leite fresco esteja bem gelado! Inclusive, os utensílios em temperatura mais baixa também vão ajudar para que você atinja o ponto correto mais rápido. Então, está liberado deixar a tigela, de preferência de metal, e o batedor de arames na geladeira.

Caso você more em uma região quente, o truque é ter uma tigela com água gelada com gelo embaixo do recipiente em que você vai preparar o chantilly! Assim, a temperatura será conservada por mais tempo.

Publicidade

3) Batendo os ingredientes

Eis um dos principais dilemas de como fazer chantilly corretamente: bater à mão ou na batedeira? Bom, se você fizer tudo certinho, ambos podem lhe dar o resultado desejado! Mas, quando se bate o chantilly na mão, é muito mais fácil sentir o ponto para evitar que a sua mistura bata demais e vire manteiga.

Publicidade

Dica: Aliás, lembre-se de reservar um recipiente grande para bater os ingredientes, já que a mistura vai dobrar de tamanho!

4) Atingindo o ponto certo

Para saber se você já atingiu o ponto do seu chantilly, basta pegar uma espátula com um pouco do creme e observe: se o creme cair, bata mais um pouco. Se a mistura não cair: parabéns, você atingiu o ponto certo! Para os mais corajosos, experimente virar a tigela de cabeça para baixo, o creme não vai cair se você tiver batido o suficiente.

Publicidade

5) Durabilidade

O creme feito com o creme de leite fresco ou nata tem a validade de 2 dias na geladeira — nada de congelador, beleza? Fez o chantilly hoje, mas só vai usar amanhã? Sem problemas, conserve-o na geladeira, em um recipiente com tampa e use normalmente no dia seguinte.

Dica bônus

Quer dar uma incrementada na sua receita? Experimente colocar extrato de baunilha, raspas de frutas, mel ou licores na mistura quando o creme começa a ficar mais firme. Feito isso, e só seguir batendo até atingir o ponto perfeito!

Veja também

Coquetel Doce e Clássico: Veja Como Fazer Piña Colada Em Casa

Receita de Pavê de Amendoim Com Doce de Leite

Como Fazer Frango Frito Super Crocante

Bolinho de Mandioca Sem Farinha Recheado Com Linguiça Calabresa

Aprenda a Fazer o Bolo Salgado de Frango Perfeito Em Casa

Cartão de crédito Carrefour: como funciona e se vale a pena

Publicidade

Deixe um comentário

error: