Publicidade

Como Cuidar das Cebolas na Horta Em Casa

Como Cuidar das Cebolas na Horta Em Casa
Publicidade

Cultivar cebola na cozinha é uma ótima maneira de ter ingredientes frescos e saudáveis sempre à mão. Além disso, as cebolas são fáceis de cultivar em casa e não exigem muito cuidado.

As cebolas cultivadas em casa são uma maneira fácil e saudável de adicionar sabor e nutrição às suas refeições. Elas são ricas em vitaminas e minerais e podem ser usadas em uma variedade de receitas, desde saladas e sopas até pratos principais. Além disso, cultivar cebolas na cozinha é uma atividade divertida e gratificante para toda a família.

Publicidade

Cultivar Cebolas em casa

Quando pensamos em como cultivar cebolas em casa, pensamos em fazê-lo em nosso terraço urbano, varanda ou jardim , mas raramente pensamos na cozinha. Em todos os casos é um cultivo muito fácil e interessante porque é uma das hortaliças importantes da cozinha mediterrânea e por isso, desta vez explicaremos como cultivar cebola na cozinha , com a qual também obteremos novas formas de consumir esta interessante vegetal de bulbo.

A primeira coisa é saber que não precisaremos de elementos complicados para o seu cultivo, muito pelo contrário, e a segunda é que não passará despercebido aos nossos visitantes, pois com certeza atrairá a atenção deles. Claro que esta será uma colheita que nos permitirá fazê-la de forma participativa com os mais pequenos da casa … desde a plantação à colheita e desta forma com certeza irão consumi-la com mais prazer.

Publicidade

Prevíamos que com este método poderíamos consumir a cebola de uma forma diferente e sob um novo conceito : recolheremos apenas as suas folhas. Uma nova forma de saborear o sabor da cebola sem consumir seus bulbos. Portanto, já sabemos que o objetivo não é cultivá-lo de maneira tradicional para obter seus bulbos, mas muito pelo contrário. Por outro lado, permitirá recuperar aquelas cebolas velhas que começaram a brotar na quitanda e não são mais adequadas para o consumo tradicional.

Como plantar

Para cultivar cebola no campo ou em vaso, partíamos da semente e principalmente da muda . Tentar fazê-lo de forma tradicional na cozinha é um erro, pois não temos espaço nem iluminação adequada. Mas existe outro sistema de cultivo que, à medida que avançamos, certamente surpreenderá nossos familiares e amigos.

Publicidade

Este não é o caso. A idéia é começar seu cultivo a partir de um bulbo de cebola que compramos na loja . A partir daqui podemos iniciar o seu cultivo tanto com cebolas normais como com as que vemos que já começam a brotar na quitanda.

Publicidade

Outra variação no cultivo é o tipo de recipiente a ser usado. Em vez de potes, usaremos pequenos potes de geléia ou conserva e até garrafas de água. Estamos perante uma atitude que está na moda… a economia circular !

E, finalmente, há a terceira variante: o substrato. Neste caso, usaremos simplesmente água da torneira. Tudo é reutilizável!

Publicidade

Qual data para serem plantadas?

Quanto às datas em que a cebola pode ser plantada neste tipo de cultivo, a resposta é muito simples: o ano todo . Lembremos que dela vamos colher suas folhas, portanto não devemos nos preocupar com as estações do ano, se são variedades de ciclo curto, longo ou médio, etc. Começamos simplesmente quando queremos.

Obviamente, independentemente da estação em que nos encontremos, tentaremos na medida do possível localizar as cebolas plantadas em locais próximos a uma boa fonte de luz. Com isso obteremos folhas mais suaves e com maior sabor.

Como plantar cebolas germinadas?

O método é muito simples e direto . Consiste em pegar uma cebola que está começando a brotar e retirar com cuidado a tampa da parte superior para melhorar a emissão das novas folhas. Se a cebola ainda não começou a brotar, também eliminaremos essa área, mas tome cuidado para não danificar o centro dela, a área onde suas folhas se desenvolvem.

Depois de preparado, encheremos com água um pequeno frasco de vidro ou uma garrafa de plástico previamente cortada. A seguir colocaremos a cebola descansando na abertura da jarra de forma que a água toque levemente o fundo da cebola. Essa água vai se consumindo e até evaporando, por isso vamos repor ao ver o nível baixar e trocar periodicamente a cada quatro ou cinco dias para evitar a deterioração.

Depois de ‘plantadas’ as cebolas, podemos colocá-las numa prateleira, em cima do frigorífico ou simplesmente na bancada da cozinha. Os mais pequenos da casa vão gostar de ver as suas folhas crescerem dia após dia.

Em relação a quantas cebolas precisaremos no cultivo, é aconselhável manter três ou quatro plantas em cultivo em rotação constante e que podem ser substituídas à medida que cada uma delas se esgota. O cultivo de cebolas germinadas praticamente não requer manutenção , basta substituir ou trocar a água do recipiente, pois essas cebolas brotam graças às reservas de seu bulbo. Terminado o cultivo, a lâmpada gasta joga-se fora e uma nova colocada em seu lugar.

Como coletar a safra na cozinha?

Ao desenvolver suas novas folhas muito tenras, elas podem ser coletadas periodicamente , exatamente todas as vezes que precisarmos usá-las.

A colheita é feita com tesoura, cortando as pontas das folhas e picando-as bem fininhas para usar no preparo de diversos pratos. O seu sabor suave a cebola permite-nos utilizá-los sem recorrer aos bolbos tradicionais.

Essas folhas picadas são cozidas da mesma forma que o bulbo, mas em menos tempo e quantidade . São ideais para dar um toque de cebola à tradicional tortilha de batata com cebola, à pizza à qual queremos adicionar este ingrediente e até às saladas em que também muda o aspecto da mesma. A sua forma de picar vai depender do gosto particular de cada um e da forma como pretende que intervenha no prato preparado, pois toda a gente conhece e identifica a cebola numa salada… mas nunca verde!

Publicidade
error: