Publicidade

O que plantar em uma pequena horta em casa?

O que plantar em uma pequena horta em casa?
Publicidade

Ao contrário do que muitos pensam é possível sim cultivar temperos e ervas em casas ou apartamentos com espaços reduzidos, basta imaginação e criatividade para formar os mais diferentes vasos de plantas e jardineiras.

Então, se você sonha em ter uma horta em casa, separamos abaixo 6 temperos que são fáceis de cultivar e podem fazer a diferença na sua alimentação diária. Confira!

Publicidade

1. Manjericão

O manjericão é uma planta muito versátil, utilizada em diversos pratos e muito comum em algumas regiões do Brasil. Ele se adapta muito bem a climas mais quentes e gosta de bastante sol. Para mantê-lo na sua horta em casa, as regas devem ser constantes e moderadas. Uma dica importante: as flores do manjericão “roubam” a força da planta e devem ser cortadas com tesoura.

2. Alecrim

De origem mediterrânea, o alecrim é uma planta rústica e que vive muito bem em climas quentes e terrenos mais arenosos. Na sua horta em casa, ele não precisa de água em abundância para viver e é bem resistente. É comumente utilizado em preparos de carnes e é um coringa na horta da cozinha.

Publicidade

3. Hortelã

Erva extremamente aromática que vive bem em áreas com um pouco menos de sol, essa é a hortelã, uma ótima opção para a horta em casa. Sua raiz, que se espalha rapidamente, e seu aroma forte podem prejudicar o crescimento de outras plantas no quintal. Sendo assim, o ideal para a sua horta caseira é que a hortelã seja plantada em um vaso ou espaço separado de outras plantas. Logo, caso seja necessário faça uso de uma pá para promover o transplante da muda para outro local.

4. Pimenta

A culinária brasileira é recheada de diversas preparações utilizando a pimenta. A infinidade de espécies também permite que você tenha uma horta na cozinha só de pimentas. A pimenta também precisa de um espaço isolado na horta em casa, pois ela também pode prejudicar o desenvolvimento de espécies mais frágeis e que estejam ao seu lado no terraço.

Publicidade

5. Orégano

Orégano lembra… pizza! Mas este tempero também dá um toque especial nas travessas com assados e molhos. Para sua horta em casa, é bom saber que ele adapta-se muito bem a climas mais amenos, mas não abre mão do sol. Assim como o manjericão, o orégano gosta de regas moderadas e constantes. Vale destacar que quando seco o orégano pode ser acondicionado dentro de um porta tempero.

Publicidade

6. Salsa

Outro tempero muito comum na culinária brasileira é a salsa, que gosta de climas mais amenos e suporta bem ambientes com menos sol em que haja um pouco de sombra. Para sua horta em casa, tenha em mente que a salsa gosta de solos com boa drenagem e irrigação constante. Por esse motivo, faça uso de mangueiras durante sua irrigação.

Estas são ervas bem comuns, fáceis de encontrar e cujo trato é relativamente simples. Ou seja, são ideais para você plantar na sua cozinha, varanda gourmet ou em qualquer outro cantinho que tiver, usando pequenos vasos e jardineiras, formando sua horta em casa.

Publicidade
Publicidade
error: