Publicidade

Aprenda Fazer a Focaccia Perfeita Com 3 Dicas Imperdíveis

Aprenda Fazer a Focaccia Perfeita Com 3 Dicas Imperdíveis
Publicidade

Sim, é possível fazer a focaccia perfeita em casa! Afinal, as maiores dificuldades daqueles que tentam se aventurar nessa receita estão apenas nos detalhes do preparo. Ou seja, a focaccia em si, exige pouca habilidade na cozinha e ingredientes fáceis de encontrar!

De origem italiana, este pão tem um formato achatado, que se assemelhada ao da torrada. Geralmente, a focaccia é coberta com sal grosso, azeite e alecrim, mas é possível servi-la e incrementá-la com diferentes condimentos. Por exemplo, o acréscimo de tomate e parmesão ficam uma delícia!

Publicidade

Pensando em te ajudar a colocar a mão na massa, o Guia da Cozinha listou 3 dicas para preparar a focaccia perfeita! Além disso, no final deste texto você encontrará a receita tradicional de focaccia de alecrim e sal grosso para se deliciar! Confira!

3 dicas para fazer uma focaccia perfeita

Atenção ao preparo da massa

Ao fazer a sua focaccia é necessário escolher como você irá preparar a massa. É preciso se perguntar se a massa será sovada ou não! A sova é uma momento no preparo de todo tipo de pão em que é preciso dedicar-se no manuseio da massa, a fim de fornecê-la a elasticidade ideal. Para isso, conte com o auxílio de uma colher e use-a o máximo que puder ao misturar os ingredientes, até que a massa “descole” do recipiente sem problemas.

Publicidade

Depois, despeje um pouco de farinha em suas mãos e na superfície de apoio. Assim, vá esticando a massa e a dobrando sobre si mesma diversas vezes até sentir que ela ficou elástica. Geralmente, essa atividade demora até 15 minutos. Desta forma, a massa conseguirá segurar todo o ar e ficará fofinha e esponjosa.

Respeite o tempo de descanso

Por outro lado, caso você não queira sovar a massa, basta deixá-la descansar na geladeira por 12 horas. O processo de fermentação será concluído sem dificuldade. Aliás, você pode até deixar mais tempo se quiser. O importante é que a massa não passe de 36 horas na geladeira para não colapsar e perder a potência necessária para crescer quando for ao forno.

Publicidade

Não tenha medo de ousar!

É isso mesmo que você leu: não tenha medo de criar as combinações de sua preferência! A focaccia tradicional é feita com sal marinho, azeite e alecrim, mas é possível criar versões deliciosas e inusitadas, que são ricas em sabores e detalhes. É possível incorporar manjericão, azeitonas e parmesão; ou até mesmo abobrinha com ervas finas, ou tomate e molho pesto.

Publicidade

Além disso, para ousar um pouquinho mais, que tal incluir frango com requeijão ou cebola caramelizada com queijo? Então, comece no básico com a receita tradicional de focaccia e surpreenda-se! Confira:

Receita imperdível de focaccia de alecrim e sal grosso

Tempo: 50min (+45min de descanso)
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil

Publicidade

Ingredientes

  • 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (sopa) de sal
  • Azeite para untar e regar
  • Ramos de alecrim e sal grosso para polvilhar
  • Grãos de pimenta para decorar

Modo de Preparo

1. Em uma vasilha, misture o açúcar, o fermento, a água e 2 colheres (sopa) da farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos.

2. Nesse meio tempo, junte o azeite, o sal e mexa até homogeneizar.

3. Coloque a farinha restante, aos poucos, até obter uma massa levemente pegajosa.

4. Logo depois, cubra e deixe descansar por mais 20 minutos ou até dobrar de volume.

5. Unte uma fôrma retangular média com azeite e distribua a massa no fundo da fôrma.

6. Deixe descansar novamente por 15 minutos.

7. Faça furinhos utilizando a ponta dos dedos, espete um ramo de alecrim em cada cavidade, polvilhe com sal grosso e regue com azeite.

8. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar levemente.

9. Retire do forno, espere esfriar e, se desejar, venda decorado com grãos de pimenta.

Veja também

Pimentão Recheado Com Quinoa e Feijão Preto

Receita de Bala Fini Caseira Super Prática

5 Melhores cartões de crédito para acumular milhas aéreas

Torta de Carne Moída no Liquidificador Fácil e Rápida

Receitas de Esfiha Fechada e Aberta Com Recheios Irresistíveis

Cartão Banrisul Consignado: conheça vantagens e desvantagens

Publicidade

Deixe um comentário

error: