Publicidade

Almôndegas Assadas com Molho de Tomate Caseiro

Almôndegas Assadas com Molho de Tomate Caseiro
Publicidade

A tradicional receita de Almôndegas Assadas com Molho de Tomate Caseiro ganha um toque de novidade: pernil suíno. E, em vez de fritas, elas são assadas. Depois, é só completar com o tradicional molho de tomate para o almoço de domingo ficar completo.

Ingredientes

Almôndegas
400 g de patinho moído
100 g de pernil suíno moído
2 pães franceses
1/4 de xícara (chá) de leite
2 dentes de alho
Meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 40 g)
1 ovo
Salsinha fresca picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Publicidade

Molho de Tomate Caseiro
4 tomates italianos maduros
1 lata (400 g) de tomate pelado em cubos (com o líquido)
10 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga (ou azeite)
½ cebola
1 pitada generosa de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino em grãos moída na hora

Modo de Preparo

Almôndegas

1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com azeite. Retire as carnes da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.

Publicidade

2. Retire o miolo dos pães e misture com o leite numa tigela grande – essa misturinha, chamada panade, ajuda a estruturar a massa da almôndega.

3. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.

Publicidade

4. Quebre o ovo numa tigela e junte ao miolo de pão umedecido. Acrescente as carnes, o alho e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem com as mãos, até formar uma massa homogênea.

Publicidade

5. Forme uma bolota de carne e arremesse contra a tigela algumas vezes – esse choque ativa o colágeno da carne e evita que as almôndegas desmanchem na hora de fritar ou assar.

6. Por último, misture o queijo ralado e a salsinha.

Publicidade

7. Para modelar as almôndegas, unte as mãos com azeite e faça bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Distribua as almôndegas na assadeira, deixando um espaço de cerca de 1 cm entre cada uma.

8. Leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos ou até as almôndegas começarem a dourar – não deixe muito tempo no forno, elas podem ressecar. Reserve e prepare o molho de tomate caseiro.

Molho de Tomate Caseiro

1. Lave e retire a pele dos tomates: leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, corte um x na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates; quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em x puxe e descarte a pele.

2. Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso.

3. Corte a cebola ao meio. Apenas descasque a metade que vai ser usada (ela não será picada!). E reserve a outra metade para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão.

4. Coloque 3 colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas 2 minutos.

5. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, coloque a meia cebola e deixe cozinhar em fogo médio.

6. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão e a manteiga – ela deixa o molho ainda mais aveludado – e misture até derreter. Em seguida, sirva o molho de tomate com a almôndega assada a seguir.

Publicidade

Deixe um comentário

error: