Publicidade

Confira os Utensílios Que Não Podem Faltar na Sua Primeira Cozinha

Confira os Utensílios Que Não Podem Faltar na Sua Primeira Cozinha
Publicidade

Sair da casa dos pais é sinônimo de muitas mudanças! Além da aventura da nova rotina e dos novos hábitos, ainda há a mudança literal de casa. Assim, surgem vários desafios, mesmo depois que você já encontrou o lugarzinho que chamará de lar. Por exemplo, você sabe tudo o que vai ser necessário para montar a sua primeira cozinha?

Por ser um ambiente de muitas atividades, a cozinha é um dos cômodos que mais requer investimentos. Entre eletrodomésticos, móveis e utensílios do dia a dia, a lista de gastos promete ser bem longa. Por isso, o ReceitasSemSegredos trouxe um verdadeiro Be-a-bá da Cozinha com tudo aquilo que você não pode esquecer se quiser uma cozinha funcional. Olha só:

Publicidade

Utensílios que não podem faltar na sua cozinha

Antes de mais nada, tenha em mente que o enxoval da cozinha pode variar de pessoa para pessoa, a depender de seus hábitos. Assim, na lista abaixo, você encontrará aqueles que são quase insubstituíveis e podem ser cruciais para a realização de algumas receitas!

Panelas

Já garantimos: esses serão os utensílios mais caros a serem adquiridos. Principalmente se você priorizar a qualidade das peças e a relação custo-benefício! Além disso, a compra de panelas deve ser pautada em 2 pontos principais: qual a melhor panela para seu fogão e a sua necessidade na cozinha.

Publicidade

Em primeiro lugar, é importantíssimo considerar o tipo de fogão da sua nova casa. Por exemplo, o cooktop de indução não aceita todo tipo de panela! Em segundo lugar, é importante refletir a demanda das panelas na sua cozinha. Ou seja, quantas pessoas comerão, quantas refeições serão feitas e qual tipo de panela é mais importante para a sua rotina.

De qualquer forma, o jogo de panela básico deve conter: uma panela pequena, uma média, uma grande, uma frigideira e uma panela de pressão. Dessa forma, a maioria das suas necessidades será suprida sem dificuldade nenhuma.

Publicidade

Copos

Mais uma vez, a reflexão sobre as necessidades da casa tornam-se imprescindíveis. De qualquer forma, não vale esquecer do básico: alguns pares de copos básicos, de canecas, xícaras e até mesmo taças!

Publicidade

Assadeiras

Para fazer doces ou até mesmo carnes no forno, as assadeiras não podem faltar. Assim, para a sua primeira cozinha, é interessante ter pelo menos uma assadeira redonda (com furo no meio, no caso de bolos e pudins), uma retangular e também uma com aro removível.

Uma infinidade de potes

Potes, tigelas, travessas, bowls… seja qual for o nome para você, lembre-se apenas que eles não podem faltar na lista de compras para a casa nova. Isso porque é praticamente impossível cozinhar sem o pote do tamanho ideal para conter misturas ou sem o recipiente ideal para armazenar os alimentos na geladeira. Aliás, é importantíssimo ter tigelas que possam ser colocadas no micro-ondas, a fim de trazer facilidade para o seu dia.

Publicidade

Mixer

Com a proposta de listar aqui apenas aqueles itens que são cruciais para a cozinha, o mixer não poderia ficar de fora! Com esse utensílio, muitas receitas ficam muito mais acessíveis, já que ele pode substituir o liquidificador, a batedeira e até mesmo o espremedor de batatas!

Facas

O universo das facas apresenta uma infinidade de opções para a sua cozinha! Entretanto, ao pensar em versatilidade, recaímos sobre 3 modelos básicos: a de legumes, a do chef, que é a melhor opção para o corte de carnes; e a com serra, que é ideal para bolos e pães. Aliás, é interessante adquirir um afiador de facas para a sua cozinha, a fim de garantir a melhor qualidade das facas, sempre!

Colheres e conchas

Esses itens também entram na categoria de “quanto mais, melhor”, assim como os potes! Uma vez que as colheres e conchas são vendidas em uma infinidade de tipos, tamanhos e propósitos, é interessante ir construindo seu inventário aos poucos.

A princípio, busque adquirir pelo menos 2 colheres grandes de inox para mexer a comida, além de 1 colher própria para panelas com antiaderente. Além disso, apenas 1 concha grande já será o suficiente para suprir suas necessidades iniciais.

Escumadeira

Insubstituível, a escumadeira não pode faltar da gaveta de utensílios. Com ela, você pode manusear alimentos sem transferir líquidos de imersão, como óleo de fritura ou água de cozimento.

Peneira

A peneira é essencial na cozinha! Ao fazer aquele suco geladinho no café da manhã ou mesmo ao testar uma sobremesa diferente e refinada, a peneira é essencial.

Tábua de corte

Compre tábuas de altileno ou vidro para a sua cozinha nova! Ao contrário das tábuas de madeira, esses materiais evitam a proliferação de microrganismos e o acúmulo de sujeiras.

Ralador

Com 1.001 utilidades, o ralador é um curinga na cozinha. Sem ele, seria impossível fazer aquela salada fininha de cenoura ou mesmo ralar o queijo que dará um sabor especial na macarronada de domingo!

Pegador de saladas e massas

O pegador de saladas e massas pode passar em branco na lista da casa nova. E, assim, será lembrado só na hora da necessidade. Para que isso não aconteça, anote agora mesmo!

Além disso, há ainda outros utensílios que sempre são lembrados só na hora do desespero. Por exemplo, o abridor de latas, o funil, o saca-rolha, a tesoura de alimentos e a luva de forno!

Publicidade

Deixe um comentário

error: