Publicidade

Sopa de Abóbora com Carne e Pão de Casca de Abóbora

Sopa de Abóbora com Carne e Pão de Casca de Abóbora
Publicidade

Quando compramos Abóbora o que você usa? Apenas a polpa? E as sementes? E a Casca? Você sabia que na casca da abóbora é rica em fibras, tem vitamina c, antioxidantes e ainda ajuda no fortalecimento de o ossos e dentes, e ai você me pergunta tá Gi e as sementes! Ah meus amores as sementinhas da abóbora é um super alimento ele é rico em Vitaminas A, E e a do complexo B, ajuda a firmar a pele, cabelos mais viçosos e ajuda na saúde dos olhos. Ou seja não usar essas partes da abóbora é um grande desperdício! Então bora parar de jogar vitaminas e nutrientes no lixo e criar receitas deliciosas?

Nivel: Fácil | Rendimento: +ou- 5 pessoas

Publicidade

Ingredientes

Pão de semente de abóbora
500g de casca de abóbora (cozida)
1 colher (sopa) de açúcar
Meia colher (chá) de sal
2 ovos
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
120ml de água
10g de fermento biológico seco
500g de farinha de trigo (aos poucos)
Semente de abóbora temperada:
Azeite
Sementes de abóboras (lavadas e secas)
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)

Carne moída com legumes
2 colheres (sopa) de azeite
300g de acém montana (moído)
2 dentes de alho (picado)
½ pimentão verde
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
1 cenoura (picada em cubos pequenos)
100g de vagem (picada)
1 tomate (picado c/ sementes)
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de páprica defumada
½ colher (chá) de cominho em pó
100ml de água
Cheiro verde (a gosto)

Publicidade

Sopa de abóbora cremosa
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola (picada)
1 cenoura (ralada)
½ xícara (chá) de alho poró
3 dentes de alho (picados)
1 colher (chá) de gengibre (picado)
400g de abóbora (picada)
300ml de água ou caldo de legumes
¼ colher (chá) de pimenta caiena
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de páprica defumada
Tomilho e alecrim (a gosto)
200ml de creme de leite
Cheiro verde (a gosto)

Modo de Preparo

1. Pão de abóbora: Comece lavando bem a abóbora com escovinha e sabão, remova as sementes e reserve e retire a casca da abóbora com alguns pedacinhos da polpa. Leve para cozinhar em água até que ela esteja bem cozida e coloque no liquidificador só a casca sem água do cozimento e junte açúcar, sal, ovos, óleo ou azeite, água e bata até virar um “suco” de casca de abóbora.

Publicidade

2. Coloque em uma tigela e adicione o fermento biológico seco, e a farinha de trigo aos poucos, misturando bem até formar uma massa mais pesada que não de mais para misturar com a colher, transfira a massa para uma bancada levemente enfarinhada e sove adicionando mais farinha até ter uma massa que não grude em excesso nas mãos, mas tenha umidade, coloque em uma tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar em local quente e abafado por pelo menos 40 minutos ou até dobrar de tamanho.

Publicidade

3. Com a massa crescida divida em massa 8 partes, modele bolinhas e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada deixando um espaço entre cada pãozinho e leve para assar em forno preaquecido a 180°C ou até ficar bem douradinho.

4. Sementes de abóbora temperada: em uma assadeira coloque um pouco de azeite, as sementes de abóbora lavadas e secas e tempere com sal e pimenta do reino e leve ao forno preaquecido a 180°c por cerca de 20 minutos ou até ficar douradinho e crocante.

Publicidade

5. Carne moída com legumes: comece cortando cerca de 500g de acém montana e passe por um moedor de carne ou triture aos poucos num processador de alimentos. Na panela adicione 2 colheres (sopa) de azeite, 300g de acém montana moído e refogue em fogo alta até que perca a coloração rosada, junte 1 cebola (picada), 2 dentes de alho (bem picadinhos), ½ pimentão vermelho, ½ pimentão verde e ½ pimentão amarelo e refogue mais um pouco cerca de 3 minutinhos, só então junte 1 cenoura picada em cubinhos bem pequenos, 100g de vagem (picadas), 1 tomates picado c/ sementes, 4 colheres (sopa) de extrato de tomate, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de páprica defumada, ½ colher (chá) de cominho em pó, 100ml de água misture bem e coloque a tampa e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios e tá pronto.

6. Sopa de abóbora: para a sopa coloque na panela 2 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola (picada), 1 cenoura (ralada), ½ xícara (chá) de alho poró, 3 dentes de alho bem picadinhos, refogue até os vegetais fique murchos e adicione 1 colher (chá) de gengibre (picado), 400g de abóbora (picada s/ casca), 300ml de água ou caldo de legumes, ¼ colher (chá) de pimenta caiena, ½ colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de páprica defumada, tomilho e alecrim fresco (a gosto), misture bem, coloque a tampa e cozinhe até a abóbora ficar bem macia, quase desmanchando. Passe tudo para o liquidificador e bata bem até ficar um creme lisinho e volte com ele para a panela, finalize com creme de leite e cozinhe até que comece a ferver nesse momento desligue e finalize com cheiro verde e tá pronto!

Dicas

CONSERVAÇÃO: O pão pode ser congelado por até 3 meses e deve ser congelado após assado e sempre frio, a sopa e a carne moída pode ser congelada por 30 dias e sempre se lembre que o sabor fica mais intenso quando congelamos, por isso maneire no sal e temperos. Já as sementes depois de assadas podem ser mantidas em potes bem fechados em temperatura ambiente e consumir em até 20 dias.
LEGUMES: Os legumes que vão com a carne são sugestões, pode trocar ou fazer sem a ideia é ter um prato rico em vitaminas e nutrientes.
ABÓBORA: Eu usei a abóbora japonesa conhecida como cabotiá, mas essas receitas funcionam com qualquer tipo de abóbora e até mesmo a sua prima abobrinha!

Publicidade

Deixe um comentário

error: