Publicidade

Qual é o tipo de suco mais saudável: suco integral, néctar ou refresco?

Qual é o tipo de suco mais saudável: suco integral, néctar ou refresco?
Publicidade

O verão é uma estação com altas temperaturas. Com isso, é comum que a gente busque diversas formas de se refrescar e nada como uma bebida geladinha né? O que acontece nessas horas com aqueles que não querem recorrer ao refrigerante é optar pelo suco!

E essa não é uma bebida difícil de encontrar: as opções de suco nos supermercados é enorme. O problema é que muitas pessoas não sabem que tais bebidas possuem uma grande quantidade de açúcar em sua composição. Nesse sentido, ao serem consumidos em excesso, essas bebidas podem causar desde alergias e aumento de peso até alteração na taxa de açúcar do sangue, podendo causar diabetes e sobrecarga do fígado e o pâncreas.

Publicidade

Algumas marcas tem mudado sua fórmula e acrescentado suco de maçã para usar menos adição de açúcar, mas será que isso realmente funciona? O suco fica de fato mais saudável? A resposta é não!

Isso porque o açúcar continua presente na composição. Ou seja, você não está ingerindo suco de fato, mas em sua maioria, um composto de corantes e aditivos químicos que não são saudáveis. Quando for escolher seu suco tenha em mente que “menos é mais”, preste atenção no rótulo e quanto menos ingredientes tiver melhor!

Publicidade

Entenda as principais diferenças entre os 3 tipos de suco:

Já deu para perceber que nem tudo que é rotulado como suco é saudável de fato e o consumo a longo prazo pode acarretar em problemas na saúde! Por isso, as principais diferenças entre os três tipos da bebidas estão relacionadas à forma de processamento e aos ingredientes contidos em cada tipo de produto. E para nos ajudar diferenciar melhor as opções presentes nos supermercados, convidamos os especialistas da Campo Largo. Confira:

Sucos integrais e demais sucos

Os sucos integrais são as opções mais saudáveis para o consumo por serem 100% fruta e conterem grande parte dos nutrientes e fibras existente na fruta in natura.

Publicidade

Além dos sucos integrais, existem no mercado os sucos concentrados, reconstituídos ou mistos e em sua produção é proibido a adição de aromas e corantes artificiais.

Publicidade

Podem ter adição de açúcar, desde que utilizem o termo “adoçado” em seu rótulo e não passe do percentual de 10% permitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Néctar não é suco 

O néctar é um dos tipos de bebida mais comuns encontrados no mercado e, muitas vezes, é facilmente confundido com opções mais saudáveis. Apesar de possuir suco da fruta — entre 30 e 50% — não é o mais recomendado.

Publicidade

É uma bebida feita através da dissolução em água potável da parte comestível da fruta e açúcares. É mais doce do que o suco e pode conter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Para diferenciá-lo é preciso mais uma vez estar atento a embalagem.

Evite os refrescos

Em contrapartida, dos sucos e néctares, os refrescos são feitos a partir da diluição do suco da fruta, polpa ou extrato vegetal. Em comparação ao suco e ao néctar, é o que apresenta menos quantidade de extrato de matéria-prima, o que o torna a pouco saudável e não recomendada em relação às outras.

O produto é o famoso “suco de pozinho”. Normalmente a quantidade de fruta encontrada nesse tipo é de até 10%, sem contar os corantes, conservantes e açúcar.

Publicidade

Deixe um comentário

error: