Publicidade

Faça Açúcar Caramelizado Sem Queimar Com Esses Truques

Faça Açúcar Caramelizado Sem Queimar Com Esses Truques
Publicidade

Embora o passo a passo do caramelo seja bastante simples, seu preparo exige atenção. Já errou quando foi preparar a calda para o pudim ou outras receitas que levam essa delícia açucarada? Pois é, como fazer açúcar caramelizado sem queimar? Pode até parecer muito difícil, mas com esses truques, tem jeito sim!

Os ingredientes essenciais para preparar uma boa calda de caramelo e o passo a passo que deve ser seguido são simples. Afinal, você vai precisar basicamente de açúcar e água! Agora, as medidas você confere a seguir. Além disso, também vai precisar de dicas infalíveis para preparar o açúcar caramelizado perfeito para as suas receitas.

Publicidade

Receita de Açúcar Caramelizado

Tempo: 30min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil

Ingredientes Para o Açúcar Caramelizado

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Publicidade

Modo de Preparo

1. Em uma panela pequena, leve ao fogo o açúcar e a água, enquanto mexe sempre, até dissolver
2. Pare de mexer e, em seguida, deixe ferver até a calda ficar com cor de caramelo, não muito escura
3. Despeje o caramelo na forma e então espalhe com a ajuda de uma colher
4. Utilize a fôrma caramelizada nas receitas de sua preferência!

Como fazer açúcar caramelizado sem queimar?

Queimar, amargar ou errar o ponto de vez: existem muitas formas de perder a mão ao preparar açúcar caramelizado. Mas não se preocupe que essa calda não é um bicho de sete cabeças! Basta prestar atenção nos detalhes quando for fazer o seu próprio caramelo. Essas dicas são essenciais e vão te ajudar muito:

Publicidade
  • Deixe as bordas da panela limpas. Quando as laterais da panela estão com respingos do açúcar, eles podem queimar mais rápido e deixar o caramelo amargo. Portanto, limpe o local sempre que respingar!
  • Use fogo baixo! O fogo alto é inimigo do caramelo perfeito e dos iniciantes na cozinha. Com o fogo baixo, você pode observar o ponto que o açúcar caramelizado está e retirá-lo do fogo quando desejar.
  • Coloque a panela dentro de uma tigela fria após chegar ao ponto ideal. Isso porque, mesmo depois de desligar o fogo, a panela continua quente e pode esquentar ainda mais seu caramelo, deixando-o amargo.
Publicidade

Deixe um comentário

error: