Publicidade

Sopa Cremosa de Grão-de-bico Em Lata

Sopa Cremosa de Grão-de-bico Em Lata
Publicidade

Leguminosa muito consumida no Oriente Médio, onde entra como ingrediente principal da famosa pastinha Homus, o grão-de-bico é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio e ferro, pobre em gorduras e isento de colesterol. Devido à quantidade de fibras contidas em sua casca, ainda estimula o intestino. Todas essas propriedades são preservadas nas versões de grão-de-bico em lata, já encontradas nos mercados brasileiros.

A grande vantagem do grão-de-bico em lata é a praticidade e rapidez de preparação. Essa leguminosa, antes de ser cozida, precisa ficar cerca de 12 horas de molho, para hidratar e reduzir o tempo de cozimento ­ que é mais demorado em panela tradicional e leva cerca de 10 a 15 minutos na de pressão. Na lata, os nutrientes são integralmente preservados, sem necessidade de adição de conservantes químicos. É só abrir e começar a preparar.

Publicidade

Uma sopinha de grão-de-bico no jantar também ajuda a dormir bem. A leguminosa é rica em triptofano, nutriente presente também no leite e utilizado pelo organismo para produzir a serotonina, molécula neurotransmissora que ajuda no sono, na saciedade e no bem-estar geral do sistema nervoso, estimulando o relaxamento.

Como fazer sopa cremosa de grão-de-bico em lata

Refogue no azeite a cebola e o alho. Acrescente a lata de grão-de-bico, sem drenar, e o caldo culinário (o caldo não é essencial e pode ser substituído por água, mas acrescenta mais sabor à sopa). Deixe ferver e cozinhe por 5 minutos. Bata no liquidificador ou com um mixer até virar um creme. Sirva em seguida.

Publicidade

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 bowls de sopa.porções

Ingredientes

1 lata de grão-de-bico (290g)
2 medidas (utilize a lata vazia) de caldo de frango, carne ou legumes
Meia cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Publicidade

Modo de Preparo

1. Refogue no azeite a cebola e o alho.

Publicidade

2. Acrescente a lata de grão-de-bico, sem drenar, e o caldo culinário (o caldo não é essencial e pode ser substituído por água, mas acrescenta mais sabor à sopa).

3. Deixe ferver e cozinhe por 5 minutos.

Publicidade

4. Bata no liquidificador ou com um mixer até virar um creme.

5. Sirva em seguida.

Dicas

  • Vale acrescentar um fio de azeite de oliva extravirgem.
  • Acrescente croutons, linguiça frita, carne-seca, ou ervas frescas ou desidratadas.
Publicidade
error: