Publicidade

Macarons: Aprenda Essa Deliciosa Sobremesa Francesa

Macarons: Aprenda Essa Deliciosa Sobremesa Francesa
Publicidade

Diretamente da França para docerias de todo o mundo, os macarons são sobremesas delicadas que conquistam a todos. Com um sabor suave, esses docinhos são uma espécie de suspiro feitos com farinha de amêndoas. Crocantes por fora e macios por dentro, os macarons podem ser recheados com brigadeiro, trufa e até mesmo ganache.

Se você gosta de receitas francesas e nunca dispensa um docinho gostoso, os macarons são a aposta perfeita! E não tem nada melhor, né? É um momento maravilhoso para conhecer a cultura de outros países e apreciar o que todos compartilhamos: o amor pela gastronomia.

Publicidade

Antes de irmos para a receita, separamos algumas dicas que vão te ajudar a preparar maracons incríveis para dividir com a sua família. Assim, você não erra nos ingredientes nem no preparo e pode curtir essa sobremesa apetitosa nos dias dos jogos da maior competição de futebol do mundo.

Quando pensar em fazer essa receita, já separe os ovos antes. Isso porque as claras de ovo usadas nos macarons devem ficar na geladeira cerca de quatro dias para o preparo da massa. Isso faz com que elas fiquem mais líquidas, ajudando na textura dos docinhos.

Publicidade

Outro truque é trocar o açúcar de confeiteiro pelo açúcar impalpável, que é mistura do açúcar de confeiteiro com amido de milho e deixa a massa do macaron mais sequinha. E, para saber se a massa está pronta para assar, uma dica é pingar um pouco em um prato. Se essa pontinha sumir em 10 segundos, pode levar ao forno. Se não, mexa um mais um pouquinho.

Com essas dicas, você não vai errar no preparo dos seus macarons em casa! Não deixe de experimentar esses docinhos deliciosos para apreciar o melhor da confeitaria francesa. Confira a seguir os ingredientes que você vai precisar e o passo a passo:

Publicidade

Tempo: 1h40 (+25min de descanso) 
Rendimento: 78 unidades
Dificuldade: médio

Publicidade

Ingredientes Para os Macarons

Massa

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de amêndoas
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 claras de ovos grandes
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 7 gotas de corante gel verde pistache
  • 7 gotas de corante gel amarelo gema
  • 2 claras de ovos grandes em neve firme
  • 7 gotas de corante gel pink
  • Óleo para untar

Brigadeiro de pistache

  • 100g de pistache picado
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite de caixa

Brigadeiro de limão siciliano

  • 2 colheres (sopa) de raspas de casca de limão Siciliano
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite de caixa

Brigadeiro de framboesa

  • 3 colheres (sopa) de geleia de morango
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite de caixa

Modo de Preparo dos Macarons

1. Prepare os três brigadeiros a seguir e reserve até o momento de rechear.

Brigadeiro de pistache (macarons verdes)

1. Coloque na panela o pistache picado e o leite condensado, leve ao fogo médio, mexendo até começar a soltar da panela. Desligue o fogo e junte o creme de leite.

Publicidade

Brigadeiro de Limão Siciliano (macarons amarelos)

1. coloque na panela as raspas do limão siciliano e o leite condensado, leve ao fogo médio, mexendo até começar a soltar da panela. Desligue o fogo e junte o creme de leite.

Brigadeiro de Framboesa (macarons pink)

1. Coloque na panela a geleia de framboesa e o leite condensado, leve ao fogo médio, mexendo, até começar a soltar da panela. Desligue o fogo e junte o creme de leite. Para a massa, misture o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas e as claras não batidas até formar uma massa homogênea. Reserve.

Massa

1. Em seguida, em uma panela, ferva o açúcar com a água, em fogo médio até obter uma calda em ponto de fio grosso.

2. Na batedeira, despeje em fio sobre as claras batidas em neve firme e continue batendo até que esfrie. Adicione delicadamente à mistura reservada até ficar homogêneo.

3. Divida a massa em três partes, e em cada parte, adicione uma cor do corante gel até obter a tonalidade desejada. Deixe descansar por 5 minutos.

4. Coloque a massa em um saco de confeitar com um bico perlê médio e faça bolas com 3 cm de diâmetro sobre uma assadeira retangular virada de cabeça para baixo, untada e forrada com papel-manteiga.

5. Deixe descansar por 20 minutos. Repita a operação com as outras duas massas.

6. Leve ao forno baixo, preaquecido, por 13 minutos, com a porta entreaberta, tomando o cuidado para não dourar. Retire do forno e deixe esfriar totalmente antes de tirar do papel. Forme casadinhos, unindo com os respectivos brigadeiros. Pronto, agora é só servir!

Publicidade

Deixe um comentário

error: