Publicidade

7 Dicas para Aproveitar as Festas de Fim de Ano Sem Exagero

7 Dicas para Aproveitar as Festas de Fim de Ano Sem Exagero
Publicidade

Falar sobre Natal e Ano Novo é ficar ansioso pelas ceias repletas de pratos deliciosos. Você pode pensar que aproveitar as festas de fim de ano sem exagerar na comilança é um desafio. Mas saiba que não é impossível e fica mais fácil com dicas de especialista.

Se você não quer abrir mão do cuidado com a saúde enquanto curte as comemorações, aprenda a não colocar “o pé na jaca” aqui. Sim, dá para se deliciar com as refeições típicas dessa época e ainda assim manter seus objetivos com facilidade.

Publicidade

Pensando nisso, selecionamos 7 dicas importantes para aproveitar as festas sem sair da dieta. Assim, você vai aprender a saciar a vontade sem perder o objetivo, começando o ano com o pé direito!

1. Refeição equilibrada

“Em primeiro lugar, é preciso se atentar ao modo de preparo dos carros-chefes das ceias, como o peru, pernil e tender, preferindo sempre consumi-los assados e com temperos caseiros, como cebola, alho açafrão, entre outros”, explica a nutricionista.

Publicidade

Além disso, é essencial ter proteínas, vegetais e fibras no prato para obter uma refeição equilibrada. As proteínas já foram citadas, mas no caso dos vegetais e fibras, estas opções podem estar presentes em saladas e acompanhamentos. Por isso, você pode começar comendo uma salada e depois pratos com proteínas. Assim, vai ter mais saciedade nas ceias!

2. Quantidade ideal?

“Muitos me questionam sobre a quantidade ideal que podem comer, mas a fome e necessidade desses nutrientes são individuais e dependem de cada pessoa e da sua rotina. Por isso, não existe um número exato, mas é preciso estar atento ao seu corpo e entender quando estiver satisfeito, sem a sensação de estar estufado. Não a confunda apenas com a vontade de comer”, acrescenta Santini.

Publicidade

Para aproveitar bebidas e sobremesa, basta ter cautela. Consuma uma pequena quantidade para matar a vontade, mas sem exagerar. De acordo com a especialista, se você fizer uma boa refeição antes, com alimentos ideais, terá menos vontade de comer doces. Portanto, uma quantidade menor irá te satisfazer. “Com a bebida é a mesma coisa! Além disso, opte sempre por apenas um tipo de bebida alcoólica e intercale sempre com um copo de água”, adiciona.

Publicidade

3. Escolhas do bem

Se você está na etapa de mudança na sua alimentação, pode querer exagerar nas festas. No entanto, o mais importante é ter consciência das suas escolhas. Você pode até achar que nunca mais irá comer aquela refeição, mas não é bem assim! É sempre possível desfrutar desses alimentos, então aproveite sem exageros, o que será muito melhor para a sua saúde.

4. Mantenha a rotina

Existem muitas pessoas que deixam de comer o dia todo para aproveitar as ceias ao máximo. Mas isso não faz bem! Afinal, com o aumento da fome, fica mais difícil controlar seu consumo durante a noite. É sempre melhor continuar sua alimentação ao longo do dia a cada três horas com opções leves e saciáveis. Assim, na hora da ceia, não exagerar vai ser mais fácil.

Publicidade

5. Não coma com culpa

É muito importante não comer com culpa. Caso opte por comer algum alimento que não faça parte da sua dieta, por exemplo, não consuma com o sentimento de que vai te fazer mal. Coma o necessário para saciar a sua vontade! Mesmo sabendo que a comida não te fornecerá todos os nutrientes necessários, mastigue com calma, apreciando tudo. Não exagere e nem coma compulsivamente. Isso pode causar um gatilho de culpa e descontrole mais tarde.

6. Lide com eventos de outra forma

Essas situações que a gente descreveu acontecem bastante no Natal e no Ano Novo, mas não é só nesses eventos. Podemos pensar “vai ser só hoje”, “eu paguei, preciso fazer valer a pena” ou “é de graça, posso aproveitar mais” em várias comemorações ao longo do ano.

Por isso, é essencial transformar sua forma de lidar com eventos. Entenda que sempre haverão festas e ocasiões especiais, mas o prazer delas não é apenas a comida! Parte dele estar em outros aspectos. Por exemplo, em encontrar pessoas queridas, celebrar o dia com familiares, dançar e conversar, se arrumar para o evento, e, por último, o prazer em comer.

7. Foco no objetivo

Mantenha o foco nos seus objetivos! Afinal, não é a última vez que você vai poder comer aquilo que está sendo servido na ceia. Pense a longo prazo e sempre se lembre dos motivos pelos quais decidiu seguir em uma alimentação saudável. Como o ano está finalizando e outro começando, entenda como comemorar muito mais exige saúde!

Publicidade

Deixe um comentário

error: