Saiba quais são as características dos principais tipos de café.
Poucas sensações agradam tanto o olfato quanto aquele cheirinho de café fresco sendo feito. A bebida faz parte do dia a dia de milhares de pessoas, sobretudo para dar aquela energia extra durante o expediente.
Para quem quer degustar um café delicioso, a boa notícia é que existem inúmeras variações da bebida, cada um com o seu toque especial.
Tipos de Café
Abaixo, conheça os diferentes tipos e quais são as melhores formas de coar a bebida.
Coado
Talvez o tipo de café mais conhecido, o café coado costuma ser comprado em supermercados já moído, bastando apenas passá-lo em um coador de pano ou papel com água fervente. Ele é um café caracterizado por ser leve, mas também encorpado e muito gostoso.
Expresso
Esse é um café puro, sem adição de leite ou outro ingrediente, e que é feito sob pressão. Em seu preparo, os grãos são espremidos de forma que a bebida fique mais encorpada, com sabor revigorante e forte.
Uma característica importante do café expresso é que, quando bem feito, ele conta com duas camadas: a bebida em si e o creme, que é a espuma. Esse creme tem uma função importante, já que sua presença cria uma barreira que preserva a temperatura e o aroma do café, além de incorporar o retrogosto e o corpo da bebida.
Cappuccino
Bastante queridinho, o cappuccino é uma invenção italiana que ganhou o mundo. Ele consiste na mistura do café expresso com leite vaporizado, que resulta em uma bebida que oferece um creme consistente.
Latte Macchiato
Outro café de origem italiana e que também leva leite em sua composição. Basicamente, ele é uma mistura entre café com leite, sendo que em algumas regiões do Brasil é conhecido como pingado. Geralmente, a quantidade de leite na mistura corresponde a um terço da quantidade de café, proporcionando uma mistura de texturas e sabores na boca.
Caffè latte
Basicamente, esse é o tradicional café-com-leite no Brasil. Bastante semelhante ao macchiato, com a diferença de que, aqui, a mistura entre café e leite é proporcional.
Havaiano
Ainda entre as misturas de café com leite, há o café havaiano. O seu preparo não tem muito mistério, pois basta adicionar um pouco de leite de coco na versão tradicional da bebida. Isso resulta em uma mistura com gosto mais suave e que proporciona um toque extra ao sabor.
Corretto
O café “corretto”, ou “corrigido” em português, é uma variação do café expresso que é acrescido por um elemento bastante único: uma bebida alcoólica. Ela pode ser um conhaque, cachaça, licor, grappa ou outra, sendo uma boa pedida para os dias mais frios. Já a versão que mistura café com uísque é chamada de Irish Coffe.
Vietnamita
Um tipo de café que é considerado uma sobremesa, ideal para ser degustado após as refeições. Ele leva a mistura do café com um pouco de leite condensado e gema de ovo, sendo bem doce e saboroso.
Quais as melhores formas de coar café?
Um aspecto que impacta o sabor do café é o seu preparo, por isso, é tão importante entender um pouco mais sobre como ele pode ser coado para achar o melhor resultado. Conheça algumas dessas formas.
Coador de pano
Um método super tradicional e que é bastante simples de fazer. Basta adicionar o pó de café no coador e, em seguida, despejar a água quente. Mas há truques que podem deixar o resultado ainda mais gostoso. Um deles é despejar um pouquinho de água sobre o pó moído e após 15 segundos, colocar o restante lentamente, em movimentos circulares.
Outra dica é não coar o café com a água superquente. Assim que ela começar a ferver – quando as bolas começarem a surgir -, você já pode apagar o fogo e servir.
Cafeteira italiana
A cafeteira italiana é outra maneira de preparar um bom café. Trata-se de um item que é dividido em dois compartimentos principais: o de baixo armazena a água, enquanto o de cima é onde vai o café pronto, após percorrer um tubo central que liga as duas partes.
Para preparar, a pessoa deve adicionar o pó de café na peça de metal com furos que há entre esses dois compartimentos. Ao ser aquecida, a água exerce uma pressão que passa por ele e leva o café até o compartimento de cima.
O preparo começa adicionando água até o nível da válvula de segurança na parte inferior. Adicione o pó de café no compartimento metálico que é encaixado na base. Depois, enrosque a parte superior. Ao perceber que o café está chegando na parte de cima, feche a tampa e apague o fogo, servindo em seguida.
Prensa francesa
Por fim, a prensa francesa é uma cafeteira em que a pessoa deve despejar o pó no fundo, e misturá-lo com água quente. Após deixar a mistura descansar por alguns minutos, pressione o êmbolo para baixo, fazendo com que o café seja filtrado. Recomenda-se utilizar a prensa quando se prepara um café de moagem grossa.