Publicidade

Receitas Com Café Fáceis de Preparar

Receitas Com Café Fáceis de Preparar
Publicidade

O café é a bebida mais consumida do Brasil e do mundo. Por todos os lugares do planeta, existem diferentes maneiras de se preparar o famoso café e todas as receitas são maravilhosas.

O café combina muito bem com todos os momentos do dia e com quase todas os acompanhamentos possíveis, sejam eles doces ou salgados.

Publicidade

Além do tradicional método de coagem do café, existem outras receitas que envolvem o café que são muito saborosas e fáceis de fazer. Essas receitas na maioria das vezes intensificam ainda mais o sabor característico do café e geram pratos e sobremesas deliciosas com essa refinada bebida.

Nesse artigo iremos mostrar diversas receitas para fazer com café, para que você possa se inspirar e criar pratos deliciosos para seu dia a dia ou para algum evento ou data especial.

Publicidade

Receitas para fazer com café

Apesar de ser uma bebida muito tradicional, as pessoas estão se aventurando nas receitas com o café, já que ele é uma bebida que compõe o dia a dia.

Não importa se sua preferência é por uma moderna máquina de café, como da Nespresso, Dolce Gusto ou 3 Corações, ou pelo tradicional café de coador. Quando o assunto é café, existem desde molhos para carnes até sorvetes que você poderá fazer com esse alimento.

Publicidade

A seguir, mostraremos algumas receitas fáceis e deliciosas para fazer com café, para que você se inspire e consiga reproduzir, ou até mesmo criar, outras receitas a partir dessas.

Publicidade

8 receitas com café super saborosas e fáceis de fazer

1 – Café cremoso tradicional e com sabores:

A primeira receita e talvez a mais simples de todas, é o café cremoso. Uma ótima opção para aquecer os dias mais frios do ano e também para seu café da manhã!

Além de saboroso, ele possui a característica de aquecer o corpo e demonstrar aconchego para os que o tomam.

Publicidade

Para fazer o café cremoso você precisará de pouquíssimos ingredientes, sendo eles:

  • Café solúvel
  • Água morna
  • Açúcar

Bata tudo na batedeira até obter uma mistura homogênea e aerada (uma espécie de chantilly). Reserve no congelador e quando for servir, coloque sempre uma ou duas colheres de café cremoso em uma xícara de leite bem quente.

Se você quiser incrementar ainda mais sua receita, pode adicionar alguns sabores ao café cremoso com alguns ingredientes extras, como: leite condensado, canela, cravo, doce de leite, achocolatado em pó, barra de chocolate, chantilly, paçoca e outros.

2- Café gelado

Coe o café normalmente e guarde-o na geladeira para resfriar. No momento de servir, adicione leite condensado, calda de chocolate ou caramelo nas bordas e laterais do copo, acrescente bastante gelo ao café já resfriado e um pouco de leite gelado.

Para finalizar você poderá usar canela ou achocolatado em pó, chantilly e raspas de chocolate, assim como canudos de biscoito e morangos.

3 – Torta de bolacha com ganache de café

A ganache de café é algo que tem ganhado muita fama nas cozinhas das casas e dos restaurantes.

Tradicionalmente feito com chocolate, a ganache de café altera somente alguns itens, como a troca do achocolatado em pó pela essência de café ou adição do mesmo no chocolate, pois café e chocolate são ingredientes que combinam muito bem entre si.

Caso você não queira ou não saiba fazer a ganache de café, mas deseja que sua torta tenha esse toque de sabor, pode molhar as bolachas no café com leite, pois isso irá conferir à sua torta toda a essência do grão de café, mas lembre-se de fazer o café com sabor bem forte.

4 – Frapê de café

Para essa receita você vai precisar de:

  • Leite condensado,
  • sorvete de creme,
  • café solúvel,
  • gelo; e
  • água.

Bata no liquidificador a água, o gelo, o café solúvel e o leite condensado. Coloque duas ou três bolas de sorvete em um copo e jogue a mistura do liquidificador sobre elas.

Para decorar você pode utilizar chantilly e leite condensado.

5 – Licor de café

Para essa receita alcoólica você precisará de:

  • Café coado forte,
  • leite condensado,
  • cachaça,
  • açúcar; e
  • essência de baunilha.

Para o preparo da bebida, basta bater tudo no liquidificador e servir bem gelado.

6 – Bala de café

As balas são sempre uma sobremesa muito tradicional e quando feitas de forma caseira, elas têm um toque ainda mais especial.

Para essa bala de café você precisará de:

  • 3 copos de açúcar,
  • 3 colheres de mel,
  • 1 colher de farinha de trigo,
  • 1 copo de café forte,
  • 1 colher de manteiga; e
  • 1 gema de ovo.

Para o preparo basta acrescentar todos os ingredientes em uma panela e misturar até dar o ponto (desgrudar do fundo da panela). Despeje sobre uma pedra, deixe esfriar um pouco e corte os pedaços.

7- Peito de frango ao molho de café

Corte o peito de frango em tiras e empane na farinha com temperos. Frite as tirinhas até ficarem bem douradas e reserve.

Em outra panela coloque vinho branco, café coado forte e um pouco da farinha restante do empanamento. Deixe reduzir até obter um molho consistente.

Misture o frango com o molho e acrescente mais um pouco de água e os legumes, deixando cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Quando os legumes estiverem em uma consistência adequada, desligue o fogo e sirva o prato com arroz branco.

8 – Pudim de café

O pudim é uma das sobremesas mais tradicionais e consumidas no Brasil e grandes chefes tem colocado o café em sua receita para inovar no sabor.

Para essa sobremesa você precisará de:

  • 4 ovos,
  • 1 lata de leite condensado,
  • a mesma medida de leite,
  • 1 colher de café solúvel; e
  • 1 colher de achocolatado em pó.

Faça a calda com açúcar e espalhe pelo fundo da forma. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e coloque na forma sobre a calda caramelizada.

Asse em banho maria, deixe esfriar, desenforme e sirva gelado.

Curiosidade sobre o café

Os grãos de café são colhidos dos cafeeiros, torrados e moídos para tradicionalmente fazer uma bebida coada e muito quente.

Porém, atualmente existem muitas receitas utilizando o café tanto em pratos quentes quanto frios, salgados ou doces.

Para criar esses pratos, o cozinheiro deve ser experiente e conhecer bem os sabores dos ingredientes pois o café por si só tem um sabor bastante forte e marcante, logo é preciso muito cuidado para combinar os ingredientes da receita.

Se você gosta do sabor marcante do café coado forte, certamente irá amar todas essas receitas pois elas têm a capacidade de intensificar ainda mais o sabor, trazendo refinamento e elegância para suas receitas tradicionais.

Publicidade
error: