Publicidade

Aprenda a Fazer Coalhada Em Casa

Aprenda a Fazer Coalhada Em Casa
Publicidade

Prática, saborosa e versátil para qualquer hora: sabia que é possível fazer coalhada em casa? Sim, e fica deliciosa como acompanhamento! Você pode, por exemplo, consumir a coalhada pura e também como ingrediente em receitas, como no quibe recheado!

Além disso, esse alimento é supersaudável: em 100g de coalhada, existem apenas 103 calorias. E não para por aí, já que além de agregar às receitas um sabor especial, a coalhada também é rica em proteína e cálcio.

Publicidade

Em uma alimentação saudável, a coalhada está sempre presente, já que ela ajuda a restaurar a flora intestinal, contribui para o ganho de massa muscular e ainda auxilia no combate à osteoporose. Por fim, vale lembrar que essa delícia é feita através da fermentação do leite em um processo semelhante ao de produção do iogurte. Por conta disso, a gordura, vitaminas e minerais são preservados, porém o açúcar do leite (lactose) é reduzido! Confira, a seguir, como fazer essa delícia em casa! Olha só:

Coalhada fresca

Rendimento: 1 litro (4 porções)
Tempo de preparo: 8 horas
Dificuldade: fácil

Publicidade

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 2 colheres (de sopa) de coalho

Modo de Preparo

1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver.

2. Em seguida, retire do fogo e deixe amornar até atingir, aproximadamente, 45 °C (é uma temperatura quente, quase morna e suportável). Este é o ponto ideal!

Publicidade

3. À parte, dilua o coalho em um pouco de leite morno e depois junte ao restante.

Publicidade

4. Com uma concha, mexa bem a mistura da seguinte forma: mergulhe a concha no leite, levante e, do alto, verta o leite de modo a fazer espuma e oxigenar.

5. Repita esse passo mais algumas vezes.

Publicidade

6. Repouse a vasilha da coalhada, em um local que esteja protegida do vento e preferencialmente embrulhada em uma toalha, até o dia seguinte ou por 8 horas.

7. Finalmente, é só aproveitar!

Coalhada caseira

Veja a receita de coalhada caseira, que é feita com apenas dois ingredientes: leite integral e iogurte natural. Ela pode ser servida com pão e também ser degustada na refeição. Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 170 gramas de iogurte natural

Modo de Preparo

1. Em uma panela, coloque 1 litro de leite integral e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar.

2. Quando o leite estiver morno, a 56 graus Celsius, adicione 170 gramas de iogurte natural e misture bem.

3. Tampe a panela com um prato, cubra com um pano de prato, coloque a panela em um local onde não tenha corrente de vento, por exemplo, dentro do forno desligado, e deixe descansar por 6 horas.

4. Coloque uma peneira forrada com um pano de prato limpo dentro de uma tigela. Despeje o leite com iogurte na peneira, deixe escorrendo dentro da geladeira por 3 horas.

5. Despreze o líquido que se formar na tigela, retire a coalhada do pano de prato e sirva em seguida com bolinho de lentilha, quibe, tabule ou esfirra.

Dica

1. Outra forma de verificar se a temperatura está em 56 graus é colocar o dedo no leite e contar até dez. Se a temperatura estiver suportável durante este período, a temperatura estará no ponto correto.

Publicidade

Deixe um comentário

error: