Publicidade

Nhoque de Espinafre e Ricota Maravilhoso

Nhoque de Espinafre e Ricota Maravilhoso
Publicidade

Receita de Nhoque de Espinafre e Ricota pra lá de especial! Fiz a alguns dias e foi sucesso aqui em casa.

Gosta de nhoque? E que tal inovar, deixando de lado o tradicional nhoque de batata? Veja como preparar um maravilhoso Nhoque de Espinafre e Ricota:

Publicidade

Receita de Nhoque de Espinafre e Ricota

Ingredientes

1 maço de espinafre
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
50 g de cebola picada
300 g de ricota fresca
100 g de farinha de trigo
2 gemas
50 g de queijo ralado
Sal a gosto
Noz-moscada a gosto

Modo de Preparo

1. Cozinhar as folhas de espinafre em água fervente por 30 segundos. Retire as folhas e deixe escorrer a água e pique as folhas de espinafre.

Publicidade

2. Em uma frigideira, coloque a manteiga e a cebola  e cozinhe por alguns minutos. Junte o espinafre.

3. Em uma tigela, coloque a ricota e amasse bem. Adicione o espinafre, a farinha, as gemas e queijo ralado. Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Misture bem até formar uma massa homogênea.

Publicidade

4. Faça bolinhas com a massa de ricota e espinafre e cozinhe em bastante água fervente salgada. Sirva o nhoque com molho de tomate e queijo ralado.

Publicidade

Rendimento: 8 porções

Nhoque de Ricota

Ingredientes

430 g de ricota
2 ovos
1 maço de espinafre cozido e picado
1 xícara (chá) de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo ou de arroz

Publicidade

Modo de Preparo

1. Coloque a ricota numa tigela grande e, com as mãos, quebre e esfarele em pequenos pedaços.

2. Numa tigela separada, quebre os ovos, um de cada vez, e junte à ricota – se um estiver estragado você não perde a receita. Adicione o queijo ralado e o sal e amasse bem com as mãos para misturar. Junte a farinha e amasse novamente, até formar uma massa lisa. Cubra com filme e deixe na geladeira por 15 minutos para firmar.

3. Para modelar os nhoques: com as mãos, separe uma porção da massa, enrole do tamanho de uma bola de gude e achate levemente. Transfira para uma assadeira e repita o mesmo processo com o restante da massa. Se preferir, faça rolinhos e, com uma faca, corte a cada 2 cm para formar os nhoques.

4. Leve ao fogo alto uma caçarola média com água. Assim que ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez. Deixe cozinhar por mais 2 minutos depois que subirem à superfície. Pesque os nhoques cozidos com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para uma travessa. Cozinhe o restante e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento – ela será utilizada para fazer o molho.

5. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e disponha metade dos nhoques na frigideira. Deixe por cerca de 2 minutos. Vire com uma espátula e deixe por mais 1 minuto para dourar por igual. Transfira para um prato e repita com a outra metade, adicionando 1 colher de sopa de manteiga a cada leva.

6. Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga. Assim que derreter, regue com ½ xícara (chá) da água do cozimento. Desligue o fogo e mexa a frigideira, delicadamente, fazendo movimentos circulares até formar um molho liso – ao misturar com a espátula a gordura pode se separar do molho. Se desejar um molho mais ralo, adicione, aos poucos, o restante da água do cozimento e ligue o fogo novamente apenas para aquecer. Transfira para uma molheira.

7. Sirva os nhoques de ricota com o molho de manteiga, queijo parmesão em lascas e folhas de manjericão fresca a gosto.

Publicidade

Deixe um comentário

error: