Publicidade

9 dicas para aumentar o score do seu CPF

9 dicas para aumentar o score do seu CPF
Publicidade

Muitas pessoas buscam saber como aumentar score do seu CPF porque essa é a melhor forma de conseguir crédito.

Afinal, é através do famoso score que as instituições financeiras analisam se determinada pessoa pratica bons hábitos de pagamento.

Publicidade

Os próximos tópicos amplificam esse assunto, explicando o que é o score de crédito e trazendo 9 dicas para aumentá-lo. É importante continuar lendo!

O que é score de crédito?

O score de crédito é, basicamente, uma nota concedida ao CPF das pessoas pelas empresas que trabalham com proteção ao crédito, como Boa Vista, SPC e Serasa.

Publicidade

Em resumo, se o score de uma pessoa for alto, quer dizer que o indivíduo compra e paga as suas contas em dia.

Por outro lado, se a pessoa tem um score baixo, possivelmente deixa contas em atraso e não faz nenhum tipo de movimentação financeira.

Publicidade

O score é calculado de 0 a 1.000 e as suas faixas de pontuação são essas:

Publicidade
  • 0 a 300: faixa de score baixo, que representa inadimplência e falta de movimentação financeira;
  • 301 a 700: faixa de score médio a bom;
  • 701 a 1.000: faixa de score mais alta, obtida por bons pagadores com alta movimentação financeira.

9 dicas para aumentar o score do seu CPF rápido e fácil

Agora, confira 9 dicas especiais para aumentar score do seu CPF. Veja os tópicos a seguir!

1. Evite pedir crédito repetidamente

Para iniciarmos a nossa lista de dicas para aumentar score do seu CPF da melhor maneira possível, devemos dizer que pedir crédito de forma repetida pode prejudicar o seu nome.

Publicidade

Esse comportamento pode indicar aos bancos e órgãos de proteção ao crédito que você é um mau pagador e que, por isso, não está conseguindo crédito.

Por outro lado, pedir aumento de limite no cartão de crédito, empréstimos e saldo no cheque especial ao mesmo tempo, por exemplo, é uma tática utilizada por criminosos que sequestram dados de pessoas desavisadas.

Portanto, jamais tome esse tipo de medida. Foque em ser um bom consumidor é bom pagador para que o seu score cresça e o crédito lhe seja concedido automaticamente.

2. Faça compras parceladas em seu nome

Outra forma de aumentar score do seu CPF é fazer compras parceladas (no crediário e/ou no cartão de crédito) no seu nome.

Isso porque ter débitos atrelados ao seu CPF é uma forma de qualificá-lo como consumidor, o que também é um pré-requisito para o aumento do score de crédito.

Além disso, ter contas básicas em seu nome também ajuda. Estamos falando de faturas de água, luz e telefone, por exemplo.

3. Limpe o seu nome

Como você deve saber, contas não pagas ou em atraso podem “sujar” o seu nome nos órgãos de proteção de crédito. 

E claro, isso também trava o crescimento do seu score de crédito. Por isso, tente manter o seu nome “limpo” o máximo que conseguir. 

Continue lendo para ver nos tópicos abaixo algumas formas de fazer isso, como pagar as contas em dia e renegociar dívidas.

4. Mantenha seus dados atualizados

Manter os dados atualizados é uma outra forma de ter mais chances de turbinar o score de crédito. Faça essas atualizações tanto nos bancos e financeiras do seu interesse quanto nos órgãos de proteção ao crédito. 

Tenha em mente que as análises de crédito são feitas constantemente e qualquer dado errado pode acabar prejudicando você.

5. Pague as contas em dia

A nossa quinta dica para aumentar score do seu CPF é pagar as contas em dia, que na verdade é a mais importante de todas.

Afinal, apenas quitando as contas nas datas corretas é possível se apresentar como um bom pagador e conseguir uma pontuação alta e consolidada.

6. Peça a limpeza do seu histórico de consultas

Poucas pessoas sabem, mas é possível solicitar a limpeza do histórico de consultas aos CPFs que fica salvo nos órgãos de proteção ao crédito.

Esse histórico contém todos os tipos de informações sobre a vida de determinado indivíduo, podendo ser ou não atraente às instituições financeiras.

Assim, se você tem a ciência de que o seu histórico pode não ser muito agradável, entre em contato com o SPC, Serasa e/ou Boa Vista e procure saber mais sobre a limpeza do seu histórico.

7. Renegocie suas dívidas

Ter dívidas em atraso é o tipo de situação que mais prejudica o score de crédito de uma pessoa. Afinal, se pagar contas em dia é a melhor maneira de aumentar a pontuação, o contrário é exatamente o que pode baixá-la.

Portanto, se porventura você tiver dívidas de cartão de crédito, parcelas de financiamento, faturas de crediário e/ou outras contas atrasadas, procure o credor e veja uma forma de quitar os débitos.

Ao fazer isso, as agências de proteção ao crédito vão perceber que você tem a intenção de pagar as suas contas, aumentando a pontuação do seu score.

8. Se inscreva no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne informações sobre os hábitos financeiros de determinada pessoa. Para acioná-lo, você precisa autorizar o seu banco a fornecer as suas informações para as agências de proteção ao crédito.

E aqui a dica é simples: ative o Cadastro Positivo. Essa ferramenta irá agir como um currículo, fornecendo dados valiosos a seu respeito aos bancos e instituições financeiras de quem você eventualmente decidir pedir crédito de alguma forma.

9. Utilize apenas produtos financeiros adequados ao seu perfil

A última dica para aumentar score do seu CPF da nossa lista é utilizar apenas produtos financeiros que sejam adequados ao seu perfil.

Em outras palavras, você só deve contratar empréstimos que consegue pagar, só deve pedir cartões com limites facilmente administráveis por você, etc.

Evite adquirir algo que não esteja no seu enquadre financeiro. Isso pode reverberar de forma negativa no futuro!

Publicidade

Deixe um comentário

error: