Colocar o ovo na água fervendo e deixá-lo cozinhar parece uma tarefa fácil, não é? Mas, para deixar a gema do que jeito que você mais gosta, mole ou bem cozida, é preciso muita atenção ao alimento no fogo. Não é só colocá-lo e ficar aguardando a água fazer o trabalho dela, não! Pois é, o processo exige paciência até para um simples ovo cozido. No entanto, não tem mais nada satisfatório do que uma comida do jeito que a gente mais gosta, não é mesmo?
Por isso, se quiser saber como cozinhar o ovo e deixá-lo perfeito, o Guia da Cozinha separou o tempo de cozimento correto e as melhores dicas para quem é iniciante na cozinha ou tem dificuldade de fazê-lo. Prepare-se porque você vai ver que é possível fazer um delicioso brunch sem sair de casa!
Saiba como cozinhar ovo e deixá-lo do jeito que você mais gosta
Depois que a água da panela ferveu e você adicionou o ovo:
Conte 4 minutos para deixar a clara macia e a gema beeem molinha, quase líquida. 6 minutos para a clara ficar dura e a gema molinha; esse ovo chamamos de mollet, conhecido por estar presentes em brunchs de filmes de realeza, por exemplo. Em alguns países, come-se o ovo dessa maneira.
Cronometre 7 minutos para a clara ficar dura e a gema com uma textura mais cremosa, não líquida. E, por fim, 12 minutos para deixar a clara e a gema bem durinhas.
Viu? O tempo de cozimento do seu ovo é o que o fará a gema ficar do jeito que você mais gosta: mole, meio cozida ou bem durinha. Prontinho, agora você nunca mais vai errar na hora de cozinhar o ovo!
Ovo de codorna
Por ser menor que o “normal”, o ovo de codorna tem um tempo de cozimento diferente. Na realidade, é mais fácil que você imagina e, para ficar perfeito, o truque está no final.
Aqui você vai colocar o ovo de codorna dentro da água antes de esquentá-la. Depois que ela ferveu, você vai contar 5 minutos e retirar os ovinhos. Para ele ficar no ponto, o truque é dar um choque térmico com água gelada para eles pararem o processo de cozimento. Pronto: bon appétit