Publicidade

Cartão de crédito grátis: vale a pena escolher um cartão sem anuidade?

Cartão de crédito grátis: vale a pena escolher um cartão sem anuidade?
Publicidade

A escolha de um bom cartão de crédito envolve diversos elementos que você deve considerar, como os benefícios para seu planejamento e a anuidade que ele cobra. Mas será que vale a pena ter um cartão de crédito grátis?

Esse é um tipo de cartão que não cobra taxas regulares para a manutenção dos serviços. Contudo, apesar de ele parecer benéfico em um primeiro momento, é interessante compará-lo a outras possibilidades para tomar decisões melhores para suas finanças.

Publicidade

Quer saber se vale a pena ter um cartão de crédito sem anuidade? Acompanhe a leitura deste artigo para entender como fazer boas escolhas!

Como funciona a anuidade no cartão de crédito?

Usar o cartão de crédito pode ser vantajoso em seu planejamento financeiro e gastos cotidianos. Ele permite que você faça compras dentro de um limite predeterminado e pague por elas apenas na data de vencimento da fatura.

Publicidade

Já a anuidade é uma taxa cobrada dos clientes pela instituição financeira responsável pelo cartão. Ela recebe esse nome por ser referente a um montante anual — apesar de o pagamento poder ocorrer de maneira mensal, ao ser lançado diretamente na fatura.

O objetivo da taxa de anuidade é garantir a manutenção dos serviços oferecidos pelo cartão. Afinal, além do crédito, eles podem disponibilizar programas de pontos, cashbacks, acesso a salas VIP em aeroportos e outras alternativas para os clientes.

Publicidade

Dessa forma, como disponibiliza os benefícios ao cliente, a instituição cobra essa taxa. Para tanto, esse valor deve ser de conhecimento prévio dos consumidores e a cobrança não pode acontecer quando o cartão é bloqueado.

Publicidade

Quais as vantagens de ter um cartão sem anuidade?

Até aqui, você compreendeu o que é a anuidade. Porém, apesar de ela ser usual para os clientes de bancos de demais instituições financeiras, existem cartões que não fazem essa cobrança.

Como são gratuitos, a principal vantagem deles é oferecer crédito com mais praticidade. Afinal, você poderá fazer compras para incluir na fatura e não será preciso lidar com taxas para usufruir dos serviços.

Publicidade

Além disso, os cartões gratuitos podem apresentar alguns benefícios. Por exemplo, muitas bandeiras, como o Mastercard, contam com um pacote de serviços para os clientes de seus cartões — mesmo aqueles que não têm anuidade.

Quais as desvantagens de escolher um cartão sem anuidade?

Apesar de existirem benefícios em não pagar anuidade, o cartão de crédito grátis traz aspectos que podem não ser tão vantajosos para seu planejamento financeiro. Afinal, como você viu, a anuidade é cobrada como uma taxa de manutenção quanto aos serviços que o cartão disponibiliza para os clientes.

Nesse sentido, cartões sem anuidade não costumam apresentar tantos benefícios quanto aqueles que fazem essa cobrança. Por exemplo, cartões que cobram anuidade podem oferecer pontos em programas de relacionamento — ou contagens mais altas, a depender do plano.

Esses pontos poderão, no futuro, ser trocados por produtos no e-commerce da instituição financeira, por passagens aéreas ou por outros serviços. Ao fazer a troca, você terá a chance de economizar.

Ademais, os cartões de crédito grátis apresentam benefícios bastantes limitados e dificilmente contam com vantagens adicionais, como o cashback, loungekey etc. Logo, os clientes que lidam com a anuidade podem ter mais dinheiro de volta a partir do pagamento das faturas.

Vale a pena escolher um cartão de crédito grátis?

Agora que você sabe mais sobre os cartões sem anuidade, é importante avaliar se vale a pena contar com um deles. Primeiramente, você deve ponderar sobre as vantagens e desvantagens que ele oferece para suas finanças.

Como vimos, o principal benefício desse cartão é a gratuidade. Por outro lado, é comum que ele não tenha diversos outros benefícios que cartões com anuidade oferecem — e que trazem praticidade e economia para seu planejamento.

Por exemplo, os cartões com anuidade podem acelerar o seu ganho de pontos para serem trocados futuramente por milhas aéreas. Desse modo, você poderá fazer viagens nacionais e internacionais pagando apenas pela taxa de embarque.

Portanto, a escolha de um cartão sem anuidade pode valer a pena para quem pode abdicar das outras vantagens além do limite de crédito. A ideia é que ela seja um parceiro mais básico apenas para os gastos cotidianos.

Como escolher o melhor cartão de crédito para o seu dia a dia?

Sabendo que os cartões de crédito podem ser importantes para seu planejamento financeiro, é essencial saber como escolher o melhor para o seu cotidiano. Assim, você poderá aproveitar as vantagens oferecidas, conforme as suas necessidades.

Confira como realizar essa avaliação!

Planeje suas finanças

Para escolher um bom cartão de crédito, comece organizando suas finanças. Isso porque, apesar dos benefícios, é preciso usá-lo com inteligência no seu dia a dia para evitar que ele se torne um contratempo futuro.

Para entender melhor, considere o exemplo de alguém que tem um cartão de crédito com limite alto — superando o próprio salário. Se a pessoa não controlar bem seus gastos, ela pode ter mais despesas do que o que pode pagar e se endividar.

Por isso, vale a pena organizar suas finanças de modo a usar o cartão estrategicamente no cotidiano e usufruir de todos os benefícios que ele oferece.

Analise os benefícios

Após organizar as suas finanças, é o momento de analisar os cartões disponíveis no mercado. Um dos principais pontos que você deve conhecer é o banco responsável pela emissão do cartão. Nesse sentido, vale priorizar produtos de empresas sólidas e com boa reputação no mercado.

Posteriormente, avalie quais cartões o banco disponibiliza no mercado e quais são os benefícios. O BTG Pactual, por exemplo, conta com um cartão de crédito gratuito que pode trazer mais praticidade para seus gastos cotidianos.

Por outro lado, também existem outros modelos de cartão de crédito com anuidade e que oferecem diversos benefícios. O cartão black do BTG, por exemplo, dá a liberdade para os clientes escolherem os benefícios desejados — como programa de pontos ou cashback como investimento.

Além disso, os cartões com anuidade contam com política de isenção. No caso dos cartões do BTG, o desconto pode ser obtido com seus gastos cotidianos ou com seu patrimônio investido na plataforma do banco de investimentos. Assim, você usufrui dos benefícios sem precisar pagar a taxa.

Neste artigo, você entendeu o que é um cartão de crédito grátis e se vale a pena contar com ele para seu cotidiano. Como foi possível notar, apesar da taxa, os cartões com anuidade podem oferecer mais benefícios para seu planejamento — e pode ser interessante considerá-los em seu planejamento financeiro.

Publicidade

Deixe um comentário

error: