Publicidade

Arroz de Forno Com Pernil para Uma Refeição Especial Em Família

Arroz de Forno Com Pernil para Uma Refeição Especial Em Família
Publicidade

Mas que tal preparar essa deliciosa receita de Arroz de Forno Com Pernil para compor outra refeição ainda mais especial? Pois é! Uma dessas opções é o arroz de pernil: a pedida perfeita para saborear em família. Confira agora como preparar!

Arroz de Forno Com Pernil

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções 
Dificuldade: fácil

Publicidade

Ingredientes

500g de pernil em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
100g de bacon em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 xícaras (chá) de repolho picado
4 xícaras (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de arroz parboilizado cru
1 cubo de caldo de galinha

Modo de Preparo

1. Tempere o pernil com sal e pimenta.

Publicidade

2. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e doure os cubos de pernil, junte o bacon e frite até dourar.

3. Junte a cebola, o alho e o repolho e refogue por 3 minutos.

Publicidade

4. Junte o arroz e o cubo de caldo de galinha dissolvido na água.

Publicidade

5. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada até o arroz amaciar. Sirva em seguida.

Pernil Desfiado Com Pimentão e Páprica na Pressão

Tem festa de criança? Encontro de amigos? Seja qual for a ocasião, se você precisa de uma receita prática para muita gente, pode apostar neste pernil desfiado. É um sucesso como sanduíche e rende para um batalhão!

Publicidade

Ingredientes

1 kg de pernil suíno em peça (sem osso)
1 pimentão
2 cebolas
3 dentes de alho
2 e meia xícaras (chá) de água
3 colheres (sopa) de azeite
1 e meia colher (chá) de sementes de erva-doce
2 colheres (chá) de páprica doce
1 e meia colher (chá) de coentro em pó
2 folhas de louro
3 colheres (chá) de sal
8 ramos de salsinha picada

Modo de Preparo

1. Lave, seque e corte o pimentão ao meio no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em tiras de 2 cm. Descasque e corte as cebolas em meias-luas de 1,5 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho.

2. Corte o pernil em pedaços grandes de 8 cm — dessa forma ele fica no tamanho perfeito para desfiar. Se estiver com muita gordura, descarte o excesso. Transfira para uma tigela e tempere com 2 colheres (chá) de sal, a páprica e o coentro em pó — esfregue bem o sal e as especiarias para cobrir toda a superfície dos pedaços. 

3. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os pedaços de pernil em duas etapas, sem amontoar — se colocar todos de uma só vez, a carne vai soltar água e eles vão cozinhar no vapor em vez de dourar. Deixe dourar bem por 3 minutos de cada lado. Transfira para uma tigela e repita o processo com o restante da carne, regando a panela novamente com azeite. Reserve os pedaços dourados na tigela.

4. Mantenha a panela em fogo médio, adicione 1 colher (sopa) de azeite e junte a cebola e o pimentão. Tempere com 1 colher (chá) de sal e refogue até murchar, por cerca de 5 minutos. Junte o alho, a erva-doce e as folhas de louro e mexa por 1 minuto para perfumar.

5. Regue com a água aos poucos, raspando bem o fundo da panela com a espátula para soltar os queimadinhos — eles dão mais sabor ao preparo. Volte os pedaços de pernil para a panela, feche a tampa e aumente o fogo. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.

6. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a tampa da panela. Transfira o pernil para uma assadeira e desfie a carne ainda quente com dois garfos (se preferir, desfie um pedaço de cada vez na batedeira, com a pá, em velocidade baixa).

7. Volte a carne desfiada para a panela com o caldo do cozimento, misture a salsinha picada e sirva a seguir. 

Dica
Você pode cozinhar e desfiar o pernil com antecedência e apenas aquecer na hora de servir (ele fica ainda mais gostoso). Dica: armazene uma parte do caldo do cozimento para misturar quando for aquecer o pernil, assim ele fica mais molhadinho.

Publicidade

Deixe um comentário

error: