Aprender a como melhorar o sono pode te ajudar bastante em alguns momentos. Por causa da nossa rotina corrida, acabamos ficando ansiosos e estressados, e isso impacta diretamente na qualidade do nosso sono.
Sabe o que é pior de tudo isso? Quanto menor a qualidade do nosso sono, mais ansiosos e estressados ficamos; quanto mais ansiosos e estressados, menor será a qualidade do sono. Portanto, trata-se de um ciclo sem fim — que só vai piorando com o tempo.
Assim, é importante cortar o problema logo no início, impedindo que o ciclo se torne muito forte e difícil de se livrar.
Segundo a BioHigh, existem 6 receitas excelentes para melhorar o sono e ter mais qualidade de vida. Conheça cada uma delas!
1. Exercícios físicos para melhorar o sono
A maneira mais fácil para dormir de noite é pela prática de exercícios físicos. Quando nos exercitamos, liberamos várias substâncias em nosso corpo, além de esgotar nossas reservas de energia.
Assim, tendemos a ficar mais relaxados e menos ansiosos, e o sono vem mais depressa de noite.
A maioria das pessoas acredita que precisa se esforçar muito para conseguir isso. No entanto, pesquisas recentes mostraram que apenas 40 minutos de atividade física são o suficiente.
Além disso, você pode se exercitar tanto na rua quanto na academia, desde que atinja a respiração ofegante. Ou seja, você não vai desmaiar de tanto se exercitar, mas também não vai sair com a camisa seca, OK?
2. Técnicas meditativas para relaxar
Muitos mestres budistas, especialistas em meditação, dizem que nossa mente é como um copo com água e lama. Se agitamos o copo, a lama vai se misturar com a água, e ela ficará turva. No entanto, se mantivermos esse copo, após a agitação, parado por algum tempo, a lama vai se assentar e teremos novamente uma água límpida.
A lama é a produção incessante de pensamentos, enquanto a água é nossa mente. Se agitamos o copo (com os problemas do dia a dia, por exemplo), teremos horas e horas de diálogo mental. Mas isso pode ser resolvido mantendo a mente sem agitação por algum tempo.
Para fazer isso, reserve 20 minutos do seu dia para praticar uma técnica de meditação básica. Após selecionar o local e o horário da prática, sente-se confortavelmente e observe sua respiração.
Sempre que sua atenção dispersar, volte a focar na respiração. Embora seja uma técnica simples, a prática é bastante desafiadora — mas os resultados são fantásticos!
3. Papel e caneta contra a ansiedade
O papel e a caneta são os melhores aliados de quem sofre com ansiedade. Aliás, algumas pessoas passam a noite em claro pensando no dia seguinte; quando ele finalmente chega, elas estão cansadas demais para colocar seus planos em ação.
Uma maneira prática de resolver esse problema — e melhorar o sono — é anotar todas as tarefas do dia seguinte. Aliás, você pode marcar os horários em que vai se dedicar às tarefas, o que é ainda melhor.
Agora que você sabe como vai ser seu dia, com certeza sua ansiedade ficará muito menor, e o sono virá naturalmente.
Se o problema que o incomoda estiver marcado para daqui há alguns meses, planeje suas ações para conseguir êxito na tarefa, e divida o trajeto em passos menores, os quais podem ser realizados em um único dia.
Assim você transforma um dragão enorme e aterrorizante em uma pequena lagartixa!
Veja também: 12 alimentos naturais para aumentar a imunidade
4. Salada de alface para ajudar a dormir
A alface, por causa da lactucina em sua composição, apresenta um efeito calmante, que pode auxiliar a pegar no sono com facilidade. Aliás, ela pode ser usada para combater problemas mais graves do que a dificuldade para dormir, como a ansiedade e a insônia.
Outro componente da alface é seu milagroso ácido fólico, o qual ajuda na hora de produzir neurotransmissores, como a serotonina.
Portanto, a alface age como uma cápsula do suplemento 5-HTP, um precursor da serotonina, sendo um elemento bastante benéfico para nosso organismo.
5. Desenvolva uma rotina para melhorar o sono
Uma técnica muito poderosa para ajudar a dormir é desenvolver uma rotina. Em suma, tudo que você precisa fazer é repetir um mesmo padrão de comportamento por, no mínimo, 3 semanas consecutivas.
Só para exemplificar, um ótimo padrão é: tomar banho, jantar, escovar os dentes, apagar todas as luzes, deitar-se na cama e dormir. Você pode contar com o auxílio de algum medicamento no início, mas ele deve ser abandonado o quanto antes.
Com o tempo, essa rotina vai integrar seu dia a dia, o que certamente vai melhorar o sono e aumentar sua qualidade de vida.
6. Siga algumas regras de higiene do sono
Para dormir bem, você precisa preparar o ambiente. Atente-se às seguintes regras de higiene do sono:
- Deixe todas as luzes desligadas;
- não mexa em aparelhos eletrônicos antes de dormir;
- evite filmes e jogos que possam liberar adrenalina;
- não tire sonecas a tarde;
- só vá para cama quando estiver com sonos;
- não consuma bebidas com cafeína antes de dormir.
- Você pode usar algum som relaxante, como por exemplo: barulho de chuva.
Prontinho, assim você com certeza vai melhorar o sono. Gostou das dicas? Envie para seus amigos.